SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Descubra um dos segredos para ações bem sucedidas e aumento na fidelização

17/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Dalben Supermercados Makro Grupo Nova Era Tecnologia Varejo Regional

34% das redes regionais não investiram em tecnologia

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/08/2021

 


Foto: iStock

Pesquisa exclusiva de SA Varejo mostra que, embora 66% dos varejistas regionais tenham investido em algum tipo de tecnologia entre o início da pandemia e abril deste ano, pouco mais de 1/3 não adquiriu nenhum tipo de solução no período.

[noticiasRelacionadas]

O levantamento contou com a participação de 100 varejistas e acende um sinal de alerta. Isso preocupa porque impacta diretamente a competitividade das empresas. Sem tecnologia, os processos continuam nas mãos de pessoas, que deveriam estar sendo preparadas para analisar dados e ajudar a empresa a tomar decisões em vez de agirem apenas com base na intuição.

“Eu costumo dizer que a única certeza é que o varejo vai se transformar e precisará de investimentos em tecnologia. Como o processo de transformação é dolorido, a decisão dos empresários é entre sentir dor para se transformar e sentir dor por não se transformar. A dor virá de qualquer forma e cabe ao empresário decidir qual ele quer ter”


Paulo Ferezin, sócio líder do segmento de varejo da consultoria KPMG

Um dos motivos que costumam inibir investimentos em tecnologia é a preservação do caixa. “Isso é normal, quando não se sabe o real impacto e quanto tempo a pandemia vai durar. É sempre preocupante, principalmente quando vemos o varejo cada vez mais dependente da tecnologia x sustentabilidade dos negócios”, diz Ferezin. “Mas sempre é possível recuperar o tempo perdido e investir”, completa.

Rafael Siqueira, sócio consultor da McKinsey, lembra que o varejo opera com margens baixas. “Por mais que as vendas tenham crescido, 2020 foi um ano difícil para todos. Mas é preciso ter em mente que a experiência de loja mudou e que o hábito do consumidor é outro. Por isso, é preciso definir a jornada de investimentos a partir de agora”, ressalta. Além disso, outros aspectos acabam pesando, como a falta de mão de obra especializada para analisar dados e obter insights. Soma-se isso o fato de que algumas redes já tinham adquirido soluções anteriormente à crise da Covid-19, cuja implementação, até então sem data definida, foi acelerada com a pandemia.

 

Inovação e satisfação do cliente: ganhos ao investir em soluções

Confira exemplos do que foi adotado com sucesso por algumas redes regionais

GRUPO NOVA ERA
Dono das marcas Superatacado NovaEra e Pátio Gourmet, a companhia, que atua no Norte do País, adotou ferramentas tecnológicas de e-commerce e games para treinamento dos funcionários e lançou a primeira loja autônoma de Manaus (AM).

DALBEN SUPERMERCADOS
Entre as inúmeras inovações da loja conceito, localizada em Valinhos (SP), estão tecnologias que buscam integrar o físico ao digital (phygital). Um exemplo são sinalizações feitas por meio de totens e telas digitais signage. Ao todo são 60 desses equipamentos espalhados pela unidade. Na fachada, foi instalado um Megapainel de LED. Com 950 polegadas, permite ajuste automático de brilho para o dia e a noite.

MAKRO
Com unidades espalhadas por todo o País, a atacadista adotou solução da Symphony que permite analisar dados e segmentar os consumidores a partir de critérios, como preferência de compra, nível de lealdade aos produtos e de transferência de preferência para outros itens. O algoritmo sugere as melhores combinações de produtos e formas de exposição para melhorar a experiência do cliente.


Foto: Divulgação

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                        LinkedIn                                       ,                                       Instagram       

COMPARTILHAR
TAGS:Dalben Supermercados, Makro, Grupo Nova Era, Tecnologia, Varejo Regional
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

ATACAREJO MAX ATACADISTA, DO GRUPO MUFFATOExpansão

Max Atacadista, do Grupo Muffato, anuncia atacarejo de última geração para este semestre

Supermercados BH compra rede regional do Espírito SantoFusões e Aquisições

Supermercados BH volta a adquirir rede regional uma semana após compra do Bretas em MG

Vendas nos super e hipermercados crescemFaturamento

Super e hipermercados cresceram 5,2% real em 2024

Consumo de ovo classe D e EClasses D e E

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados