ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16/07/2025
Três formas de agir das empresas inovadoras
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 11/09/2020
Há 14 anos, o BCG (Boston Consulting Group) vem publicando um ranking com as 50 companhias que mais inovam globalmente. Nesse grupo, oito apareceram em todas as edições do lançamento. O que elas têm em comum? A consultoria identificou três comportamentos em que se destacam. Vale a pena conhecer e traçar um paralelo com o seu supermercado e o que você almeja nessa área.
1. AS EMPRESAS FAZEM O QUE DIZEM
Entre essas organizações, o discurso não é só retórica. Elas realmente estão comprometidas com a inovação, fazendo dela uma prioridade, e investindo para buscar esse objetivo. Essas companhias também se destacam pela ousadia em perseguir novas oportunidades sem ignorar o foco do seu negócio.
[noticiasRelacionadas]
45% das empresas priorizam a inovação e investem nela ao mesmo tempo
25% das companhias trabalham investimento e priorização da inovação de forma dessincronizada
2. ELAS SE BENEFICIAM DA ESCALA
As companhias presentes na lista das mais inovadoras fogem à regra de que grandes organizações são mais lentas. Antes da Covid-19, estavam em igualdade em relação às menores. Mas agora a digitalização acelerada poderá conferir a elas maior agilidade, o que ajudará a inovar ainda mais.
Mais de 40% das grandes empresas estão acima da média do seu mercado no percentual de receita proveniente de novos produtos e serviços
15% de probabilidade a mais é quanto têm as grandes empresas de transformar o modelo de inovação em uma prioridade
3. CALIBRAM SEU SISTEMA DE INOVAÇÃO
As empresas precisam de uma engrenagem integrada para garantir um ciclo de inovação de sucesso, a exemplo do que fazem as companhias mais bem-sucedidas. É fundamental que exista comprometimento em todas as etapas do processo. Para isso, faça as seguintes perguntas em cada fase:
Ambição para inovar: as pessoas têm a aspiração de pensar em caminhos para servir o consumidor?
Domínio da inovação: sua estratégia para inovar tem como base insights e previsões? Regularmente a empresa revisita e ajusta esses planos?
Governança da inovação: a companhia prioriza a inovação e distribui a responsabilidade entre todos?
Gestão da performance: as métricas e incentivos estimulam aqueles que são responsáveis pelo crescimento da empresa e também os que têm o papel de trazer novos pontos de vista?
Organização e ecossistema: todas as unidades estão alinhadas e unidas em torno de um propósito?
Talento e cultura: a empresa conta com verdadeiros construtores de negócios e aloca seus melhores talentos para as iniciativas mais ambiciosas?
Qual produto e para quem: qual é o grande problema que será solucionado para os consumidores? O que a solução tem de especial?
Projetos: sua empresa tem uma visão clara da sua vantagem competitiva e como utilizá-la?
Funil: existem critérios para tomar decisões?
Portfólio: a empresa faz a gestão ativa do portfólio, empregando recursos para garantir alinhamento à estratégia e às oportunidades de mercado? Ela ousa aceitar apostas que não são consenso?
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Levantamento indica lacunas no uso avançado de dados por lojistas

Bandeira do Supernosso adota layout dinâmico para elevar vendas nas lojas físicas

Varejo aposta em inteligência artificial para mapear comportamento de consumidores
