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21/02/2025
Três dicas para sua marca crescer no Instagram
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 28/01/2020
Cada vez mais, a mídia social é um pilar para consolidar marcas e facilitar a interação com o público. Com mais de 300 milhões de usuários ativos, o Instagram é exemplo disso, sendo muito utilizado por grandes empresas como uma estratégia de marketing social para atingir clientes.
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Júlia Munhoz (foto), especialista em marketing digital, explica que alguns pontos precisam ser definidos para que uma marca consiga obter crescimento orgânico nessa rede social. “Não dá para ser mais do mesmo. Por isso, identifique seu nicho de atuação, o perfil dos clientes que quer atingir e o seu diferencial diante de empresas semelhantes e, a partir daí, aplique estratégias efetivas”, recomenda a autora do livro "Instagram para Negócios", que compartilha dicas para quase 500 mil seguidores em seu perfil: @jumunhoz.
Confira três dicas básicas de Júlia Munhoz:
1. Criar perfil atrativo
Um dos pontos destacados por Júlia é criar um perfil que tenha uma mensagem direta. Dessa forma, os clientes conseguirão identificar e entender o que é o negócio e do que ele trata. “Se empenhe em escrever uma biografia clara e que contenha informações da empresa, como por exemplo, a missão que ela tem no mercado”, orienta.
O nome de usuário também conta. Nada de ponto vírgula ou underline. Ele precisa ser simples e memorável, de forma que o cliente consiga pesquisar e localizar com facilidade.
Por último, é preciso estar atento à imagem a ser usada na logo. “Tem que ser uma case de impacto e que chame atenção. Use cores vibrantes, letras legíveis e desenhos criativos para compô-la", recomenda.
2. Produzir conteúdo relevante
Cair no erro de postar apenas produtos e serviços no Instagram não é nada atrativo, prejudica o crescimento da marca e não se converte em vendas. “O marketing que funciona é o de gerar valor, ou seja, entregar antes de receber. Por isso, o ideal é dar dicas sobre onde usar o produto, como se aplica, quais os benefícios e fazer tutoriais. Ou seja, criar conteúdo relevante em cima das dores e necessidades dos seus clientes”, orienta Júlia.
3. Apostar em estratégias de divulgação
Seguidores não caem do céu, por isso é preciso fazer com que eles cheguem até o perfil. Segundo Júlia Munhoz, isso pode ser feito de várias formas. Por meio do marketing de influência, por exemplo, no qual a empresa contrata pessoas da mídia para recomendar a loja, produto ou serviço.
Essa divulgação também pode ocorrer por meio de parcerias — se aliar com outras marcas ou pessoas para falar sobre um conteúdo ou produto. Além disso, a especialista em marketing digital aponta que esse ganho de seguidores pode vir de maneira orgânica ao, simplesmente, divulgar o conteúdo produzido.
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