SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Um novo olhar sobre o reencontro SA Varejo Transparência Conhecimento Confiança Verdadeira

Transparência, confiança verdadeira e conhecimento

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/01/2022

Foto: iStock

A despeito da imprevisibilidade, 2022 traz uma certeza: vai ser um ano de desafios para o varejo. Mas o cenário está aí para todos, o que significa que as empresas precisam se debruçar sobre seu negócio e identificar e focar suas fortalezas no mercado. E não há dúvida de que um dos principais alicerces para sobressair em tempos desafiadores é evoluir cada vez mais a relação varejo e indústria.

É por isso que SA Varejo inicia a campanha Um novo olhar sobre o reencontro!

Pilares de uma nova etapa na relação do varejista com seus fornecedores

Transparência
porque é primordial discutir abertamente os problemas de ambos os lados

Confiança
porque é necessário entender verdadeiramente pessoas e empresas

Conhecimento
porque é fundamental compartilhar dados. O varejo não consegue ser expert em todos os itens da categoria, e a indústria pode ajudar nessa gestão das categorias em que atua (do estoque ao melhor sortimento)

Os insights, extraídos do curso Revolução Comercial, promovido por SA Varejo de setembro a novembro do ano passado, se mostram essenciais para 2022. De um lado, temos uma população com renda menor devido à alta de preços muito acima da de anos anteriores e ao atual patamar de desemprego. Por outro lado, os que conseguem manter seu poder de compra estão se voltando para consumos represados pela pandemia. É o que mostram alguns dados:

Pressão sobre a renda e nova mudança no comportamento de compras

-7,4% Foi a queda em volume de vendas no varejo alimentar de janeiro a novembro de 2021, segundo levantamento da Scanntech

55% Percentual de brasileiros que, segundo pesquisa da Toluna/Local.e, compraram uma nova marca considerando os três meses anteriores à divulgação do estudo (em setembro/2021)

76% é o índice dos que disseram comprar marcas locais (de fornecedores menores) por serem de boa qualidade. Além disso, 75% disseram que elas têm preço mais acessível

Consumo represado na pandemia

91% da demanda anterior à pandemia foi quanto representou a procura por voos em novembro/2021 (dado Iata, associação de transportes aéreos)

40% Foi o crescimento na procura por passagens aéreas em relação a novembro de 2020

97% de alta no faturamento de agências matrimoniais e buffets, puxada por casamentos, segundo pesquisa do Itaú Unibanco

Diante desse cenário, SA Varejo está convicta de que não há outra forma de garantir resultados em 2022 que não seja evoluir ainda mais a relação entre varejo e indústria, tendo como holofote os pilares discutidos no curso Revolução Comercial. É o que confirmam depoimentos da indústria, que separamos em três blocos: dos executivos que participaram do nosso curso, de fornecedores que estão focando o relacionamento com o varejo, e de empresas de serviços que podem dar suporte a essa evolução. Em fevereiro, voltamos com a visão do varejo. Acompanhe.

Matéria publicada originalmente na revista SA Varejo de janeiro/2022

Leia também:

Para a indústria, sucesso da relação com o varejo começa com o vendedor

Só há uma maneira de ampliar sell out e margem de forma conjunta

Tecnologia e serviços são essenciais como suporte ao crescimento da sua empresa

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                           LinkedIn                                                                                                          ,                                                                                                          Instagram                                                                                                          e                                                                                                          Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Um novo olhar sobre o reencontro, SA Varejo, Transparência, Conhecimento, Confiança Verdadeira
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Gilberto XandóGestão e negócios

Ex-presidente da JBS Brasil assume cargo de CEO da divisão internacional

Vendas nos super e hipermercados crescemFaturamento

Super e hipermercados cresceram 5,2% real em 2024

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados