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Tem dificuldade de entender como inovar? Conheça um guia prático

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/01/2019

Mais do que ousadia, a transformação digital no seu negócio exige Observação, Análise e Teste. Algumas tecnologias podem ser implementadas hoje, mas outras devem aguardar a maturidade do mercado. Relatório do BCG (Boston Consulting Group) ressalta que é importante observar tudo o que acontece em redes como Amazon, Alibaba e em ecossistemas como o do Vale do Silício e Israel, mas sem entusiasmos desmedidos que levem a decisões precipitadas. Para os autores do estudo, Brad Loftus, Peter Burggraaff, Bill Urda e Allison Zeller, não é porque uma tecnologia existe que ela é certa para o negócio. Segundo os especialistas, cada empresa precisa antes determinar se parte significativa de sua base de clientes quer a solução e está pronta para absorvê-la. E deve considerar se a tecnologia não voltada diretamente ao cliente afetaria a experiência de compra, para o bem ou para o mal.

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Movimento cíclico contínuo

O processo para inovar na empresa não termina. Se, ao passar por todas as etapas, a inovação exige ajustes, é preciso voltar ao início do ciclo. e, mesmo quando ela funciona, é o momento de iniciar a inovação em outro processo, em busca de melhorias contínuas.

01- Observação

O potencial da tecnologia para o sucesso do negócio deve ser avaliado a partir do tamanho das lojas, número de SKUs e desejo dos clientes

  • Voe: se a solução já estiver em funcionamento no mercado com bons resultados. Implante o mais rápido possível, principalmente se garantir redução de custos e otimização de mão de obra
  • Corra: se a inovação for interessante e viável para o seu negócio. Caso envolva dúvidas e riscos fora do alcance, corra com os testes
  • Engatinhe: se a tecnologia for muito distante da realidade do seu público e mercado, da maturidade da sua empresa. Nesse caso, movimente-se como um bebê: observando e tateando

02- Análise: perguntas sensatas

Antes de qualquer decisão, faça a si mesmo e à sua equipe as seguintes perguntas. A tecnologia...

  • alinha-se às preferências e às expectativas do cliente principal?
  • ela se encaixa no mercado local? E quanto a outras geografias?
  • isso tornaria a experiência de compra de nossos clientes mais fácil, mais rápida ou mais agradável?
  • proporcionaria aos clientes um benefício adicional, como exclusividade ou um desconto de preço?
  • cria oportunidade de ganhos que pode ser prejudicada se o concorrente sair na frente?
  • pode gerar erros que minha empresa tem condições de bancar?
  • exige um novo modelo de negócio?

03- Teste: a importância de testar

O Walmart Scan&Go é um caso emblemático da importância dos testes. Criado em 2014, o aplicativo da rede americana permitia que o consumidor digitalizasse e pagasse os produtos com seu smartphone, sem passar pelo checkout. Exatamente como a Amazon e o Alibaba fazem hoje em suas lojas Go, cultuadas no mundo todo. Seguindo à risca a cartilha de inovação, o Walmart testou a solução em algumas poucas lojas e decidiu, então, expandir o teste para outras 100 unidades. Foi aí que percebeu que não funcionava. A adesão da maioria de sua clientela foi muito baixa e a rede simplesmente teve de acabar com o aplicativo. Segundo o site Business Insider , a companhia agora testa o Check Out With Me, um novo serviço que deixa nas mãos dos funcionários dispositivos de checkout móvel

Fluxo de receita: o investimento na inovação pode ser feito de várias maneiras. Uma delas é a chamada plug-andplay, quando a empresa se associa a um parceiro, especialmente um provedor de tecnologia, o que traz conhecimento e agilidade. Mas construir uma tecnologia proprietária – ou trabalhar com um parceiro para construir uma – oferece a vantagem do controle e opção de venda ou licenciamento, o que cria outro fluxo de receita.

Sim, sua mpresa não tem a escala da Alibaba e nem seu País é a China. Reconhecer os limites é ousar com sabedoria. 

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TAGS:Inova Já, Transformação Digital, Inovação, Economia 4.0, Tecnologia
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