Técnica do Google mantém equipe produtiva
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 01/08/2018
Um time de colaboradores produtivos e focados pode levar qualquer empresa a resultados expressivos. Profissionais que reúnem capacidade de manter alto nível de concentração e desempenho tendem a ser muito valorizados na carreira. Mas como conseguir tudo isso em meio a trabalhos simultâneos, pendências de outras tarefas e inevitáveis problemas pessoais? No Google, referência global em alta performance, o engenheiro Chade-Meng Tan criou uma técnica para ajudar as pessoas a se manter atentas ao trabalho e, com isso, produzir mais e melhor.
[noticiasRelacionadas]
O programa Search Inside Yourself, inspirado no conceito de Mindfulness (atenção plena), é explicado no livro publicado em português com o título Busque Dentro de Você (editora Novas Ideias). Além do Google, onde Chade-Meng Tan trabalhou por mais de 15 anos, hoje a metodologia é utilizada em diversas outras empresas mundo a fora.
A técnica consiste em cada pessoa identificar seus estados mentais e passar a controlá-los, em vez de tornar-se refém de um turbilhão de pensamentos. Imagine uma reunião com quatro gestores para discutir os rumos de um novo projeto. Um dos participantes está com os pensamentos voltados ao filho, que brigou com colegas no dia anterior e parece não se adaptar à escola nova. Outro gestor não gostaria de estar presente à reunião pois sua equipe ainda não concluiu outra tarefa importante e ele sente que deveria estar dando apoio ao seu time. Naquela sala, onde quatro pessoas têm a missão de definir algo fundamental para os rumos da empresa, metade dos participantes estão com seus estados mentais alterados, o que influenciará negativamente a participação deles e, claro, o resultado final da discussão.
Foco na prioridade do momento
Com a metodologia que criou, Chade-Meng Tan propõe voltar a mente ao presente para se libertar de estados mentais desestimulantes. Quem aplica a técnica com sucesso passa a se voltar ao que deve ser feito naquele momento. No exemplo da reunião, a adaptação do filho à nova escola e a tarefa ainda não concluída continuarão sendo assuntos importantes para os respectivos participantes, no entanto durante a reunião, a mente deles estará voltada somente ao novo projeto em discussão, o que afasta a possibilidade de reações agressivas ou comportamento apático durante a conversa.
A implantação começa pelo treinamento de atenção, seguido pelo autoconhecimento. O terceiro passo é criar novos hábitos, uma vez que, na visão do autor, eles sempre começam na mente. Na prática, a técnica criar certo distanciamento dos seus pensamentos, passando a observá-los e, assim, identificar o que não traz nenhuma contribuição a você no momento. Afastar pensamentos dispersivos exige prática constante, portanto nada de esperar que os resultados venham do dia para a noite. É preciso muita disciplina para esvaziar a mente de pensamentos que aparecem para tirar o foco do que é relevante no presente. No ambiente corporativo, é fundamental que os líderes também adotem essa prática, afinal o estado mental dos chefes influencia diretamente os integrantes da equipe, por mais focados que eles estejam.