10/06/2025
Supermercados mineiros crescem quase 11% em 2020
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 10/02/2021
Foto: iStock
O setor supermercadista mineiro registrou crescimento médio de 10,97% em 2020, de acordo com o Termômetro de Vendas, pesquisa da Associação Mineira de Supermercados (Amis), com empresas de todos os portes e em todas as regiões do Estado.
[noticiasRelacionadas]
A pesquisa mostra que em dezembro, na comparação com novembro, o crescimento das vendas foi de 21,98% - resultado atribuído às demandas ocasionadas pelo Natal/final de ano. Na comparação com dezembro de 2019, a expansão foi de 12,66%. Todos os valores já estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.
O crescimento em dezembro segue o comportamento das vendas em praticamente todo o ano, em uma trajetória bem acima da projeção de 4,5% feita pela AMIS no início de 2020.
A pandemia do novo coronavírus e as transformações provocadas no dia a dia do consumidor mudaram o cenário no segmento supermercadista. Com o isolamento social, o consumo durante o dia, que antes ocorria fora, veio para dentro das residências. Adultos em home office ou, em muitos casos, desligados do trabalho e crianças sem escola elevaram o volume de compras das famílias, especialmente em itens da cesta básica e produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica.
Custos altos, margens achatadas
Segundo o presidente executivo da Amis, Antônio Claret Nametala, o aumento de vendas não se traduz, efetivamente, em melhores resultados financeiros. Ele pontua que, para manter o atendimento com qualidade e segurança, os supermercadistas tiveram que adotar muitas mudanças e se ajustar a protocolos diversos.
O setor precisou reorganizar lojas, adquirir equipamentos e disponibilizar itens de proteção e cuidados com a saúde para clientes, funcionários e fornecedores. “O alto custo de todas essas adequações e a pressão dos preços dos produtos, principalmente da cesta básica, achataram ainda mais as margens do setor”, afirmou.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Vendas em unidades caem quase 3%, mas faturamento sobe cerca de 5% em maio

Conveniência incentiva missões de abastecimento no pequeno varejo e e-commerce

Setor supermercadista mineiro deve investir R$ 1,26 bilhão em 2025
