SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Hortifrútis orgânicos: olhe estrategicamente para eles

07/09/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Varejo Regional Amis Resultados do Setor

Supermercados mineiros crescem quase 11% em 2020

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 10/02/2021

Foto: iStock

O setor supermercadista mineiro registrou crescimento médio de 10,97% em 2020, de acordo com o Termômetro de Vendas, pesquisa da Associação Mineira de Supermercados (Amis), com empresas de todos os portes e em todas as regiões do Estado.   

[noticiasRelacionadas]

A pesquisa mostra que em dezembro, na comparação com novembro, o crescimento das vendas foi de 21,98% - resultado atribuído às demandas ocasionadas pelo Natal/final de ano. Na comparação com dezembro de 2019, a expansão foi de 12,66%. Todos os valores já estão deflacionados pelo IPCA/IBGE.

O crescimento em dezembro segue o comportamento das vendas em praticamente todo o ano, em uma trajetória bem acima da projeção de 4,5% feita pela AMIS no início de 2020.

A pandemia do novo coronavírus e as transformações provocadas no dia a dia do consumidor mudaram o cenário no segmento supermercadista. Com o isolamento social, o consumo durante o dia, que antes ocorria fora, veio para dentro das residências.  Adultos em home office ou, em muitos casos, desligados do trabalho e crianças sem escola elevaram o volume de compras das famílias, especialmente em itens da cesta básica e produtos de higiene pessoal e limpeza doméstica.

Custos altos, margens achatadas

Segundo o presidente executivo da Amis, Antônio Claret Nametala, o aumento de vendas não se traduz, efetivamente, em melhores resultados financeiros. Ele pontua que, para manter o atendimento com qualidade e segurança, os supermercadistas tiveram que adotar muitas mudanças e se ajustar a protocolos diversos.

O setor precisou reorganizar lojas, adquirir equipamentos e disponibilizar itens de proteção e cuidados com a saúde para clientes, funcionários e fornecedores. “O alto custo de todas essas adequações e a pressão dos preços dos produtos, principalmente da cesta básica, achataram ainda mais as margens do setor”, afirmou.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:         LinkedIn        ,        Instagram        e        Facebook        !

COMPARTILHAR
TAGS:Varejo Regional, Amis, Resultados do Setor
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Missão Lisboa Ludovico TozzoImersão no varejo europeu

Missão Lisboa com a Ludovico Tozzo entrega aprendizados sobre futuro do varejo, estratégia e cultura de mercado

Missão Lisboa Ludovico TozzoVarejo Internacional

Missão Lisboa: clientes e parceiros da Distribuidora Ludovico Tozzo mergulham em inovação, varejo e cultura

Design sem nome (32)Varejo Internacional

Campanha de incentivo da Distribuidora Ludovico Tozzo leva ganhadores para Portugal

Missão Lisboa CargillVarejo Internacional

Missão Lisboa com a Cargill chega ao fim com aprendizados valiosos para evolução dos negócios no Brasil

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados