Supermercados investem em sorteios de final de ano para aumentar as vendas
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 25/11/2021
Foto: istock
O sorteio de prêmios no final de ano já se consolidou com uma grande oportunidade de aumento de vendas para os supermercados. Essa modalidade promocional vem ganhando a cada ano maior relevância nas preferências dos consumidores nos supermercados, principalmente pela facilidade na participação e a expectativa de ganhar prêmios de alto valor que vão de carros, casas, barras de ouro, cupons de desconto à geladeiras recheadas de produtos e compras gratuitas.
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O Savegnago Supermercados, que pratica esta modalidade há mais de 20 anos, espera as vendas cresçam 20% neste final de ano. “Além do aumento nas vendas, é uma oportunidade para conquistar clientes e realizar atualização da base de cadastros para que fique cada vez mais saudável”, comenta Murilo Savegnago, gerente de marketing da rede.
Atualmente, a inovação também chegou no segmento e todo o processo está automatizado, com impressão dos cupons no caixa ao finalizar a compra. Até pouco tempo a participação de se dava através de cupons preenchidos à mão consumindo muito tempo dos consumidores. “Antes nosso cliente tinha que preencher cem cupons a mão e milhões de dados atualizados eram descartados, jogava-se fora uma mina de ouro”, comenta o executivo.
O diretor do Hirota Food, Claudemir Lima, explica que a automação do processo criou a possibilidade de somar valores e fazer pontos cumulativos, de modo que o cliente tenha essa visibilidade e impressão de cupom automático. O Hirota realiza campanhas de sorteio desde 1996 e a expectativa da campanha para o cliente fidelidade é o aumento do ticket médio, crescimento de base e do percentual de identificação.
Uma modalidade que tem ganhado popularidade, além dos tradicionais cupons de sorteio, são os números da sorte, neste caso são gerados números automaticamente pelo sistema com os quais os clientes concorrem pela loteria federal. A rede mineira Rex Supermercados escolheu este formato de sorteio neste ano, depois de oito anos trabalhando de outra forma. “A decisão foi fazer um sistema digital, a fim de automatizar os dados e facilitar até mesmo na prestação de contas da campanha”, explica o analista de marketing da rede Luan Fernando de Oliveira.
As datas mais procuradas pelas redes de supermercados para campanhas de sorteio de prêmios são entre os meses entre julho e agosto (meses de alta sazonalidade) e durante as festas de final de ano. Vanessa Maini, CSS da Idever inteligência ressalta que tem crescido a demanda das redes de supermercado pelas tecnologias de automação de campanha de sorteio porque, além dos benefícios já oferecidos aos clientes nos programas de fidelidade, os varejistas contam com mais este recurso para gerar incremento de vendas e maior engajamento com a marca. “Os clientes podem acompanhar seu extrato no aplicativo móbile com toda a movimentação dos números da sorte ou cupons de sorteio que acumulou e resgatou”, conclui Vanessa.
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