28/05/2025
Supermercados e atacarejos apostam em marcas regionais e de primeiro preço para enfrentar queda nas vendas
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 30/12/2021
Foto: istock
As marcas regionais têm sido uma das opções de muitos varejistas para combater a queda nas vendas provocadas pela alta da inflação, que impacta diretamente no poder de compra da população. Para se ter uma ideia, na categoria de cafés, a quantidade de marcas passou de quatro para 10, com variação de 70% nos preços, conforme dados da Abras. No arroz, foi de quatro marcas para até nove, em média. Macarrão e feijão também foram afetados.
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Além dessa medida, outras iniciativas estão sendo tomadas pelas varejistas. O Hirota, por exemplo, decidiu parcelar compras em até três vezes sem juros neste Natal. A estratégia, inclusive, pode ser adotada rambém na Páscoa e no Dia das Mães. A rede está concedendo ainda frete grátis no on-line, além de desconto de 10% no aplicativo. Segundo a empresa, o tíquete médio, nos últimos três meses, caiu de R$ 85 para R$ 67.
Em nota, o Assaí informou que está conversando com a indústria sobre a readequação do tamanho de embalagens de certos produtos para manter o poder de compra do cliente. A empresa também vem reforçando o sortimento com marcas de primeiro preço, que custam de 15% a 20% abaixo das mais tradicionais. De acordo com a companhia, o movimento está alinhado com o comportamento do consumidor.
O concorrente Atacadão, por sua vez, tem realizado mais ofertas do que o normal. Também vem aumentando as compras de oportunidade, ou seja, de grande volume, prevendo possíveis reajustes no futuro.
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