Supermercados do GPA crescem quase 100% em vendas 'mesmas lojas' durante pandemia

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Reportagem SA+ -

Varejista se preparou para pico de vendas de olho na Europa

No dia 9 de março, as vendas da operação multivarejo do GPA, que inclui as bandeiras das marcas Pão de Açúcar e Extra, registravam crescimento de 5% no conceito 'mesmas lojas', ou seja considerando somente filiais com pelo menos 12 meses de atuação. Com a corrida de consumidores ao varejo alimentar nos dias seguintes, esse avanço chegou a quase 100%, com algumas unidades registrando até 200% de alta nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado.

A informação foi divulgada por Ronaldo Iabrudi, co-vice-presidente do Conselho de Administração do GPA, em  entrevista ao Brazil Journal . O executivo contou que a companhia aprendeu com a observação do movimento de consumo an Europa, onde o ciclo da pandemia de Covid-19 está cerca de quatro semanas à frente do cenário no Brasil.

Uma das análises mostrou que o crescimento na procura por produtos de limpeza cresceria muito, o que motivou a decisão de ampliar os estoques em cerca de R$ 250 milhões na operação de varejo e em R$ 200 milhões para a bandeira de cash & carry Assaí Atacadista. 

Rapidamente a comercialização de itens como papel higiênico e álcool em gel foram crescendo. Na sequência, explodiu a procura por itens básicos de mercearia, água, leite. Na avaliação do GPA, exposta por Iabrudi, a expectativa é de que essa aceleração nas vendas dure em torno de dois meses. Depois disso, a tendência é de que alguns hábitos sejam mantidos, a exemplo do maior uso de sabonetes, influenciado pelo hábito de lavar as mãos constantemente que deve perdurar.  

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Fonte: Brazil Journal

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