16/11/2025
Supermercado paulista cresce inspirado em formato japonês
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 15/08/2018
Lançado no final de 2016, o Hirota Food Express já soma 18 lojas em pontos estratégicos da cidade de São Paulo, como a Avenida Paulista, o shopping Eldorado e o Edifício Itália, no Centro. Com o reforço da bandeira, a rede de supermercados cresceu 12% em 2017, na comparação com o ano anterior.
O modelo foi inspirado nas lojas de conveniência do Japão, conhecidas como Konbini, responsáveis por atender necessidades de compras e serviços no dia a dia dos japoneses. Hélio Freddi Filho, diretor de marketing da rede Hirota e gerente geral do Hirota Food Express, explica que o formato vai além de ser uma opção de compras. A ideia é que os clientes possam "resolver a vida". Boletos, por exemplo, podem ser pagos diretamente nos caixas.
Alimentos prontos e refrigerados respondem pela metade das vendas do formato Express. Todas as lojas contam com micro-ondas para quem deseja, de forma bem prática, aquecer lá mesmo a refeição adquirida. Tem também cafeteria e, na loja conceito a ser inaugurada no bairro do Morumbi até o fim do ano, os clientes encontrarão o espaço Fresh Sushi, no qual bastará o escolher o peixe preferido e pedir ao sushiman que prepare na hora.
Produção própria
Nos expositores refrigerados, além de especialidades japonesas também estão à disposição pratos que agradam a todos os paladares, como estrogonofe, feijoada, costelinha ao molho barbecue e massas. Boa parte deles são de produção própria, preparados em uma fábrica da empresa que conta com 150 funcionários.
Produtos importados também fazem sucesso no Hirota Express, representando cerca de 25% das vendas. A empresa é uma das representantes no Brasil da marca japonesa Daiso, de utilidades e itens para casa.
A rede Hirota pretende chegar a 2020 com 80 lojas do formato Express além de 20 supermercados, onde os clientes também encontram buffet de comida por quilo.
Notícias relacionadas
Modernização de LojaDia Supermercados reabre unidade em Piracaia (SP) com novo layout e mix de produtos
Modernização de LojaGrupo Koch conclui reforma com foco em perecíveis
InovaçãoNatura inaugura loja conceito que combina tecnologia e personalização para proporcionar uma experiência diferenciada
Estratégia







