Supermercado paulista cresce inspirado em formato japonês
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 15/08/2018
Lançado no final de 2016, o Hirota Food Express já soma 18 lojas em pontos estratégicos da cidade de São Paulo, como a Avenida Paulista, o shopping Eldorado e o Edifício Itália, no Centro. Com o reforço da bandeira, a rede de supermercados cresceu 12% em 2017, na comparação com o ano anterior.
O modelo foi inspirado nas lojas de conveniência do Japão, conhecidas como Konbini, responsáveis por atender necessidades de compras e serviços no dia a dia dos japoneses. Hélio Freddi Filho, diretor de marketing da rede Hirota e gerente geral do Hirota Food Express, explica que o formato vai além de ser uma opção de compras. A ideia é que os clientes possam "resolver a vida". Boletos, por exemplo, podem ser pagos diretamente nos caixas.
Alimentos prontos e refrigerados respondem pela metade das vendas do formato Express. Todas as lojas contam com micro-ondas para quem deseja, de forma bem prática, aquecer lá mesmo a refeição adquirida. Tem também cafeteria e, na loja conceito a ser inaugurada no bairro do Morumbi até o fim do ano, os clientes encontrarão o espaço Fresh Sushi, no qual bastará o escolher o peixe preferido e pedir ao sushiman que prepare na hora.
Produção própria
Nos expositores refrigerados, além de especialidades japonesas também estão à disposição pratos que agradam a todos os paladares, como estrogonofe, feijoada, costelinha ao molho barbecue e massas. Boa parte deles são de produção própria, preparados em uma fábrica da empresa que conta com 150 funcionários.
Produtos importados também fazem sucesso no Hirota Express, representando cerca de 25% das vendas. A empresa é uma das representantes no Brasil da marca japonesa Daiso, de utilidades e itens para casa.
A rede Hirota pretende chegar a 2020 com 80 lojas do formato Express além de 20 supermercados, onde os clientes também encontram buffet de comida por quilo.