SA+ Ecossistema de Varejo

Varejo Online E-commerce Alimentos Bebidas Tetra Pak

Supermercado online: interação entre físico e virtual pode ser caminho do crescimento

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/08/2018

O consumidor brasileiro ainda é resistente ao supermercado online. Por aqui, a compra de alimentos e bebidas em plataformas digitais movimenta o equivalente a US$ 75 milhões por ano, com participação de apenas 0,2% em relação aos demais canais de compra. Até 2022, o crescimento deve ser de 6,5%, bem menos do que o avanço global previsto em 17,4%. Os dados são do estudo Tetra Pak Index, recém apresentado no Brasil.

Localmente, a compra de alimentos e bebidas ainda está bastante concentrada nos canais tradicionais, como pequenos empreendimentos independentes, adegas e mercearias, com participação de 37,3%. E, sobretudo em pontos de venda como supermercados, hipermercados e lojas de conveniência, cuja representatividade é de 51,8%.

“Isso não significa que o supermercado online não irá avançar no Brasil ou que o País seja menos atraente para este modelo de negócio. O que identificamos é a tendência para uma atuação omnichannel, em que varejistas atuando em lojas físicas irão fortalecer a sua presença no ambiente digital, ao mesmo tempo em que marcas com forte presença online irão expandir operações para lojas físicas”, analisa Alexandre Carvalho, diretor global de Serviços de Marketing da Tetra Pak.

Nesse cenário,  um bom caminho pode ser a interação entre o varejo físico e o virtual.  Por exemplo com a comercialização de produtos em plataformas online para posterior retirada em lojas físicas. Na avaliação da Tetra Pak, o modelo tem grande potencial especialmente com o público da geração millennium, habituada a mesclar interações em ambos os canais. “A fusão do mundo físico com o digital abrirá caminho para aliar praticidade e conveniência à experiência de compra. O consumidor atual está em todo lugar e os varejistas também precisarão estar”, resume Alexandre Carvalho.

 
COMPARTILHAR
TAGS:Varejo Online, E-commerce, Alimentos, Bebidas, Tetra Pak
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Coop reinaugura hipermercado com foco em inovação e atendimento em SJCCoop São José dos Campos

Coop reinaugura hipermercado com foco em inovação e atendimento em SJC

Rissul inaugura nova loja com conceito moderno em Novo HamburgoRissul Novo Hamburgo

Rissul abre nova loja com conceito moderno em Novo Hamburgo

Consumo de panetones dispara em dezembro, atingindo pico na semana de NatalConsumo de Panetone

Consumo de panetones dispara em dezembro, atingindo pico na semana de Natal

Seara cresce 30% em aves natalinas e lança novidadesCrescimento de Vendas Seara

Seara cresce 30% em aves natalinas e lança novidades

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados