ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16/05/2025
Supermercado é a primeira loja da região inclusiva para autistas
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 28/09/2023
Fotos: Divulgação
A unidade Doce Preço Prime de Santo Antônio de Jesus (BA) é a primeira loja da cidade, incluindo todos os segmentos do varejo, a ser reconhecida pelo Poder Legislativo como inclusiva para autistas por suas boas práticas.
[noticiasRelacionadas]
A unidade Amiga do Autista possui vaga exclusiva para autistas, além das vagas para deficientes físicos, e tem uma equipe treinada para receber os clientes especiais. “Todos os nossos colaboradores são treinados para atender esse consumidor e temos um time formado em libras para recepcionar os deficientes auditivos. Inclusive, temos um funcionário nessa condição em uma das seções mais movimentadas do mercado, a de biscoitos e cereais, que executa com excelência sua função”, descreve Darllane Souza , CEO da rede.
A loja é totalmente acessível, com rampas de acesso e corredores largos para facilitar a locomoção com cadeiras de rodas e andadores. A acessibilidade se estende para o online. Todos os vídeos publicados nos canais digitais da rede são legendados, como na página do Instagram da Doce Preço .
A loja possui um time treinado para comunicar-se com os clientes com deficiência auditiva na linguagem dos sinais. Um dos funcionários, Zoraildo, que atende na seção de biscoitos e cereais, é surdo e mudo
A ambientação também foi pensada para clientes dentro do espectro. O som não passa de 36 decibéis, frequência considerada adequada para quem tem sensibilidade auditiva, a fim de evitar crises em qualquer pessoa sensível a sons altos. "No último sorteio que realizamos, a ganhadora foi uma mãe que estava com uma criança autista. As meninas do checkout reconheceram e não tocaram as buzinas e apitos para não desencadear uma crise ou qualquer desconforto na criança", compartilha um exemplo de cuidado da equipe.
Darllane Souza, CEO da rede, mostra a vaga exclusiva para autistas
Focada em oferecer uma experiência de compras excelente com inovação, a rede também se preocupa com o sortimento para esse público, já que muitos autistas possuem seletividade e intolerâncias alimentares. “Nosso mix de produtos veganos é enorme porque a alimentação influencia diretamente no tratamento. Temos ainda produtos sem glúten, sem lactose, etc”, afirma Darllane. Voltada para os públicos A e B, a Doce Preço de Santo Antônio de Jesus possui 16 checkouts, cerca de 14 mil SKUs e 110 colaboradores.
A rede Doce Preço foi criada neste ano, por Darllane e seu esposo, Victor Tourinho. Após uma jornada no ramo do atacado com a Bom de Preço, em Feira de Santana (BA), decidiram embarcar no desafio do segmento de supermercados. Hoje possuem, além da loja de Santo Antonio de Jesus, uma unidade em Jequié, e pretendem abrir mais duas em Valença, todas na Bahia. "Implantamos em nossas loja uma vivência única para a experiência de compras. Para os nossos clientes, 'fazer supermercado' não é mais, simplesmente, abastecer a casa", define a executiva.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Com aval do Cade para venda de 32 lojas, Cencosud dá passo estratégico para melhoria de resultados no País

Com inauguração, Rede Top alcança aporte de R$ 40 milhões em cidade catarinense

Varejista regional investe R$ 9 milhões em 5ª unidade
