ÚLTIMAS NOTÍCIAS
02/06/2025
Sucesso na Europa, máquinas de suco de laranja ganham espaço nos supermercados brasileiros
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 05/08/2019
Há cerca de dois anos, uma cena observada na Espanha chamou a atenção de um dos sócios da Alteso Equipamentos : cinco crianças disputavam o primeiro lugar na fila para fazer seu próprio suco de laranja em uma máquina instalada no meio do ponto de venda. Surgia ali a ideia de levar o equipamento aos supermercados brasileiros.
[noticiasRelacionadas]
Meses depois, a primeira máquina começava a operar no Pão de Açúcar da Rua Teodoro Sampaio, na zona oeste paulistana, onde o GPA costuma testar diversas inovações. Hoje, o equipamento está presente em mais de 100 lojas de oito Estados, em redes como Extra, Carrefour, Carrefour Market, Mambo, St Marche e Sam's Club, além do Pão de Açúcar. "Nossa meta é chegar a 300 lojas até o fim do ano", afirma Luan Capitânio, diretor de projetos da Alteso Equipamentos.
A máquina disponível ao varejo brasileiro é a Speed Pro Plus, fabricada pela Zumex, exatamente a mesma que faz sucesso nos supermercados da Espanha. Pelo modelo de negócios, a Alteso compra o equipamento, que é alugado aos supermercados. Mas a parceria entre o fornecedor e o varejo não para por aí: a própria Alteso vende as garrafas pet personalizadas com a logomarca da bandeira do supermercado, de acordo com a demanda – em média são 1,2 mil a 1,3 mil garrafas de suco de laranja por loja ao mês. "Desenvolvemos um produto de marca própria para o supermercado", resume Luan Capitânio. A empresa faz, ainda, todo acompanhamento nas lojas, inclusive com o cuidado de averiguar a qualidade do suco oferecido, uma vez que depende das vendas para fornecer mais embalagens.
De acordo com o diretor de projetos da Alteso Equipamentos, a margem para o supermercado é três a quatro vezes maior do que do suco industrializado vendido em gôndola. Luan Capitânio lembra que, além da boa rentabilidade, entre outros benefícios para o varejo estão: oferecer como diferencial um produto saudável e obter a fidelização do público, com apoio da experiência do próprio cliente elaborar seu suco de forma prática, diretamente na máquina.
A Alteso Equipamentos já disponibiliza também uma máquina para extração de água de coco e uma centrífuga que permite eleboração de diferentes receitas de sucos mistos.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Cervejas sem álcool apresentam aumento de 200% nas vendas no Brasil

43% dos consumidores afirmam ter evitado algum produto por questões de saúde

Especialista destaca como superar os desafios e ampliar as vendas de produtos saudáveis
