ÚLTIMAS NOTÍCIAS
04/12/2025
Sucesso na Europa, máquinas de suco de laranja ganham espaço nos supermercados brasileiros
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 05/08/2019
Há cerca de dois anos, uma cena observada na Espanha chamou a atenção de um dos sócios da Alteso Equipamentos : cinco crianças disputavam o primeiro lugar na fila para fazer seu próprio suco de laranja em uma máquina instalada no meio do ponto de venda. Surgia ali a ideia de levar o equipamento aos supermercados brasileiros.
[noticiasRelacionadas]
Meses depois, a primeira máquina começava a operar no Pão de Açúcar da Rua Teodoro Sampaio, na zona oeste paulistana, onde o GPA costuma testar diversas inovações. Hoje, o equipamento está presente em mais de 100 lojas de oito Estados, em redes como Extra, Carrefour, Carrefour Market, Mambo, St Marche e Sam's Club, além do Pão de Açúcar. "Nossa meta é chegar a 300 lojas até o fim do ano", afirma Luan Capitânio, diretor de projetos da Alteso Equipamentos.
A máquina disponível ao varejo brasileiro é a Speed Pro Plus, fabricada pela Zumex, exatamente a mesma que faz sucesso nos supermercados da Espanha. Pelo modelo de negócios, a Alteso compra o equipamento, que é alugado aos supermercados. Mas a parceria entre o fornecedor e o varejo não para por aí: a própria Alteso vende as garrafas pet personalizadas com a logomarca da bandeira do supermercado, de acordo com a demanda – em média são 1,2 mil a 1,3 mil garrafas de suco de laranja por loja ao mês. "Desenvolvemos um produto de marca própria para o supermercado", resume Luan Capitânio. A empresa faz, ainda, todo acompanhamento nas lojas, inclusive com o cuidado de averiguar a qualidade do suco oferecido, uma vez que depende das vendas para fornecer mais embalagens.
De acordo com o diretor de projetos da Alteso Equipamentos, a margem para o supermercado é três a quatro vezes maior do que do suco industrializado vendido em gôndola. Luan Capitânio lembra que, além da boa rentabilidade, entre outros benefícios para o varejo estão: oferecer como diferencial um produto saudável e obter a fidelização do público, com apoio da experiência do próprio cliente elaborar seu suco de forma prática, diretamente na máquina.
A Alteso Equipamentos já disponibiliza também uma máquina para extração de água de coco e uma centrífuga que permite eleboração de diferentes receitas de sucos mistos.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas
Expansão do portfólioDanone mira liderança na categoria de iogurtes sem açúcar
IndústriaGrani Amici completa 15 anos com amplo portfólio de itens sem glúten, leite ou lactose
Tendências de ConsumoConsumo de bebidas sem álcool avança 20% nas lojas do GPA
Saudabilidade







