20/02/2025
Startup desenvolve 1ª plataforma de metaverso para o varejo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 11/01/2022
Foto: istock
A startup R2U está desenvolvendo a primeira plataforma de metaverso para o setor varejista, que deve ser oficializada no final de janeiro. O projeto disponibilizará uma plataforma com diversas funcionalidades para o segmento.
[noticiasRelacionadas]
De acordo com o cofundador e CEO da R2U, Caio Jahara, os varejistas poderão ter suas lojas na plataforma de metaverso da R2U e lançar ações promocionais, promoções cruzadas ou qualquer outra inovação, removendo as barreiras entre o físico e o digital e alcançando o verdadeiro conceito do phygital.
Por outro lado, os consumidores poderão comprar produtos de suas marcas favoritas no mundo real e obter os NFTs referentes aos bens adquiridos para serem usados no metaverso. De acordo com Jahara, essa funcionalidade impulsionará as vendas e estimulará o foco na construção de propriedades no metaverso. NFT é a sigla de “Non-fungible Token” – “Token não-fungível”, em tradução livre, uma espécie de certificado digital, estabelecido via blockchain, que define a originalidade e a exclusividade de bens digitais.
“Acredito que vamos passar muito tempo no metaverso e nos preocuparemos muito mais com o que queremos ser, nossa representação, nossa identidade, nossas roupas, do que com o que possuímos no mundo físico. As pessoas já tomam decisões com base na forma como querem ser representadas e, uma vez que essa representação se torne digital, não haverá limites para o que a humanidade possa alcançar. Com o metaverso, 100% do nosso ‘verdadeiro eu’ será visto e o impacto nos negócios será imenso", diz o executivo.
A plataforma contará com um marketplace de NFT’s, um lugar onde qualquer produto será oferecido aos usuários por categoria.
O metaverso, universo virtual em que as pessoas poderão interagir, trabalhar, jogar, fazer compras e se divertir por meio de avatares digitais e de forma totalmente imersiva, está sendo criado a partir de tecnologias como realidade virtual, realidade aumentada, redes sociais, criptomoedas, dentre outras.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

Plataforma voltada para transformadores pode competir com grandes redes de supermercados e atacarejos

Rede de micromercados chega a 500 lojas e planeja 1 mil unidades até o final do ano

Conheça as principais tendências do varejo apresentadas na NRF 2023
