SA+ Ecossistema de Varejo

Due diligence Vendor due diligence Buyer Due Diligence Valor de mercado Investidores

Seu supermercado mais valioso e atraente para investidores

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 13/08/2018

Um supermercado bem gerido, reconhecido por boas práticas e por ser lucrativo sempre pode estar no radar de alguma empresa maior. E, ainda que seus donos não pensem em se desfazer da companhia, é importante aumentar o valor de mercado. Ajuda a atrair investidores e facilita a obtenção de crédito no mercado. E mais: na pior das hipóteses, os herdeiros contarão com um patrimônio maior do que imaginavam inicialmente. Portanto arregace as mangas e deixe sua empresa tinindo!
O processo que garante isso chama-se due diligence, ou diligência prévia, que significa realizar uma auditoria rigorosa com consultoria externa e idônea, para identificar os pontos fortes e acertar as distorções e más práticas das operações. Com tudo em ordem, a empresa fica irresistível a futuros sócios (ou compradores) ou, então, garante sua perenidade.
 
O primeiro passo é contratar um escritório de direito especializado ou uma consultoria do setor, que vai investigar e diagnosticar a gestão financeira, contábil e fiscal, jurídica, previdenciária, trabalhista, ambiental, imobiliária, de propriedade intelectual e tecnológica da empresa. A contratada também analisará indicadores e controles, além de aspectos da governança corporativa, como condições societárias, papel dos herdeiros, além dos conselhos consultivos e deliberativos. 

Esses atos permeiam várias áreas do direito, as quais variam do negócio sob análise. O cerne de uma due diligence é conhecer os detalhes de uma companhia para que os riscos de um negócio com ela sejam mensurados. O processo, portanto, não tem um prazo certo e pode ser feito por qualquer tipo e tamanho de empresa. E, por ser tão amplo e diferente para cada setor, o investimento também é bastante variável.

Para quem olha a análise, pode parecer uma invasão desnecessária, mas não serve apenas para o investidor. Segundo analistas, a due diligence também corrige problemas de gestão que não eram imaginados e evita complicações com a Justiça do Trabalho, Fisco etc. Também acaba com famosos jeitinhos e cria processos que podem ser seguidos por herdeiros se o supermercado não for vendido ou fizer parte de uma fusão. 

E existem dois tipos de diligência. A vendor due diligence, para as empresas interessadas em ter novos sócios e investidores, ou vender todo o negócio ou parte dele. E a buyer due diligence, voltada para quem deseja investir em aquisições e fusões. A profundidade das análises de cada modelo é diferente.

No primeiro caso, a análise costuma ser mais simples e pode corrigir, por exemplo, falhas no recolhimento de impostos, problemas em contratos comerciais, no fluxo de caixa e no sistema financeiro da companhia. É muito comum também que, em empresas menores, a pessoa física do proprietário confunda-se com a jurídica e as finanças estejam atreladas, o que deve ser corrigido.

No modelo de buyer due diligence, o auditor tem que assegurar maior transparência e segurança para o possível investidor e por isso o escrutínio é maior. Há aspectos que precisam ser analisados, como os demonstrativos financeiros, receitas e despesas, revisão do Ebitda (lucro operacional), além de ativos e passivos. Questões societárias, formação de custo, estoque, obrigações assumidas, assim como contas a receber, créditos fiscais, eventuais fraudes e outros aspectos também devem ser investigados. 


Razões para fazer uma due diligence

  • Receber injeção de capital por meio de sócios, investidores anjos, parceiros
  • Desejo de vender a empresa
  • Melhorar o perfil de endividamento
  • Ter uma gestão mais eficaz e profissional
  • Conhecer os problemas internos
  • Não ter herdeiros


Como se preparar para a due diligence

  • Realize auditoria interna e tente resolver os problemas detectados
  • Atualize documentos; fluxos financeiros
  • Reveja contratos
  • Disponha das informações em sistemas de controle de gestão
  • Avise e busque o comprometimento de funcionários 
COMPARTILHAR
TAGS:Due diligence, Vendor due diligence, Buyer Due Diligence, Valor de mercado, Investidores
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Assaí inaugura sua primeira loja no GuarujáAssaí Atacadista Guarujá

Assaí inaugura sua primeira loja no Guarujá

Mateus Hiper Casa ForteGrupo Mateus

Gestora de investimentos amplia participação no Grupo Mateus

Extra tem aumento de quase 6% nas vendas em mesmas lojasGestão e negócios

Extra tem aumento de quase 6% nas vendas em mesmas lojas

Vendas de produtos veganos crescendo 96% no Flex AtacarejoAlimentação Sustentável

Vendas de produtos veganos crescendo 96% no Flex Atacarejo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados