ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22/02/2025
Setor de sorvete fatura com preço alto, mas volume recua pelo terceiro ano seguido
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 07/12/2022
Foto: Divulgação
Com a proximidade do início do verão as sorveterias estão otimistas, mesmo com os altos custos atrelados a insumos e energia elétrica, levando o preço final a um aumento acumulado de 16,7% neste ano, até outubro. O cenário é de nova redução do volume vendido, pelo terceiro ano consecutivo, mas com faturamento maior. As vendas no varejo devem crescer na faixa de 7% a 10%, em relação ao ano passado, ultrapassando R$ 15 bilhões.
[noticiasRelacionadas]
O aumento de preços fez com que muitos consumidores deixassem de comprar sorvete neste ano e quem comprou, levou para casa porções menores. O volume de sorvetes vendidos no varejo, que em 2019 era de 485,2 milhões de litros, deve cair neste ano para 386,9 milhões de litros.
“A nossa alta temporada começa na primavera e vai até fim de março e início de abril, com 70% do faturamento anual. Se tem frio e chuva, o consumo na rua cai, não tem escapatória”, afirma Eduardo Weisberg, presidente da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis). “Mas o faturamento melhorou e o pessoal está otimista. Dependemos também da política econômica porque quando os problemas começam, as classes C e D deixam de consumir”, diz.
A Abis projeta aumento das vendas, em valor, de 10% em 2022 em relação a 2020 e 2021. A previsão é próxima à da consultoria Euromonitor, que prevê faturamento 7,1% maior até o fim do ano, depois de uma leve recuperação em 2021. Entretanto, as vendas em volume vêm caindo - passaram de 485,2 milhões de litros em 2019 para 405,5 milhões em 2021 e devem encerrar o ano em 386,8 milhões.
Se, por um lado, os consumidores de menor poder aquisitivo tendem a eliminar ou reduzir a compra de supérfluos devido à inflação, clientes com maior renda têm dado força à categoria de sorvetes premium.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Mercadinhos de condomínio enfrentam desafio de reduzir furtos

Unilever cria modelo de negócio para pequenos empreendedores por meio da marca Kibon
.jpg)
Picolé de cerveja é novidade em Pernambuco
