SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

sorvete sorveteria Abis

Setor de sorvete fatura com preço alto, mas volume recua pelo terceiro ano seguido

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 07/12/2022

Foto: Divulgação

Com a proximidade do início do verão as sorveterias estão otimistas, mesmo com os altos custos atrelados a insumos e energia elétrica, levando o preço final a um aumento acumulado de 16,7% neste ano, até outubro. O cenário é de nova redução do volume vendido, pelo terceiro ano consecutivo, mas com faturamento maior. As vendas no varejo devem crescer na faixa de 7% a 10%, em relação ao ano passado, ultrapassando R$ 15 bilhões.

[noticiasRelacionadas]

O aumento de preços fez com que muitos consumidores deixassem de comprar sorvete neste ano e quem comprou, levou para casa porções menores. O volume de sorvetes vendidos no varejo, que em 2019 era de 485,2 milhões de litros, deve cair neste ano para 386,9 milhões de litros.

“A nossa alta temporada começa na primavera e vai até fim de março e início de abril, com 70% do faturamento anual. Se tem frio e chuva, o consumo na rua cai, não tem escapatória”, afirma Eduardo Weisberg, presidente da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis). “Mas o faturamento melhorou e o pessoal está otimista. Dependemos também da política econômica porque quando os problemas começam, as classes C e D deixam de consumir”, diz.

A Abis projeta aumento das vendas, em valor, de 10% em 2022 em relação a 2020 e 2021. A previsão é próxima à da consultoria Euromonitor, que prevê faturamento 7,1% maior até o fim do ano, depois de uma leve recuperação em 2021. Entretanto, as vendas em volume vêm caindo - passaram de 485,2 milhões de litros em 2019 para 405,5 milhões em 2021 e devem encerrar o ano em 386,8 milhões.

Se, por um lado, os consumidores de menor poder aquisitivo tendem a eliminar ou reduzir a compra de supérfluos devido à inflação, clientes com maior renda têm dado força à categoria de sorvetes premium.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:         LinkedIn       ,         Instagram         e         Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:sorvete, sorveteria, Abis
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mercadinhos de condomínio enfrentam desafio de reduzir furtosmercadinhos

Mercadinhos de condomínio enfrentam desafio de reduzir furtos

Unilever cria modelo de negócio para pequenos empreendedores por meio da marca KibonKibon

Unilever cria modelo de negócio para pequenos empreendedores por meio da marca Kibon

Picolé de cerveja é novidade em PernambucoFrisabor

Picolé de cerveja é novidade em Pernambuco

Startup cria sorvete à base de plantasSorvete

Startup cria sorvete à base de plantas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados