SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Falta de caixa: por que tantos varejistas estão tendo problemas?

14/03/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Liderança Gestão Mudança Tony Schwartz

75% das mudanças nas empresas não melhoram desempenho

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 09/08/2018

Estudo internacional realizado pelo BCG mostra que 85% das empresas realizaram alguma transformação na última década. No entanto, a mesma pesquisa constatou que, em 75% dos casos, essas mudanças não melhoraram o desempenho nos negócios. Em artigo publicado na Harvard Business Review , Tony Schwartz, presidente do The Energy Project , analisa o porquê de tantas transformações não gerarem efeito prático nos resultados. 

Autor de diversos livros de negócios, entre os quais "Trump: a arte da negociação" e "The way we're working isn't working" (ainda sem tradução no Brasil), Schwartz acredita que falta atenção especial das lideranças das companhias ao medo e à insegurança que mantêm as pessoas presas a certos comportamentos, mesmo quando racionalmente é sabido que essas atitudes não têm ajudado em nada.

Outro ingrediente importante que tem sido pouco analisado é a ansiedade experimentada por quase todos diante de mudanças. "A maioria das organizações está mais preocupada com a estratégia e a execução do que com o que as pessoas sentem e pensam quando são convidadas a adotar algum tipo de mudança", afirma. Esse é um grande erro, afinal, na opinião de Tony Schwartz, a resistência, especialmente quando é passiva, pode ser invisível e inconsciente, a ponto de inviabilizar a nova estratégia, por melhor que ela seja.

O autor percebe que a maioria das organizações se equivoca ao desconsiderar a mudança interna que precisa acontecer para dar vida à estratégia. Ou seja, não basta criar uma nova política, é preciso alterar o que as pessoas sentem e pensam para que o cenário desenhado floresça.

Isso porque é justamente nesse ponto que a resistência costuma surgir. Cognitivamente, segundo Tony Schwartz, ela aparece na forma de crenças fixas, suposições profundamente arraigadas e pontos cegos. Já do ponto de vista emocional, essa resistância é expressa em forma de medo e da insegurança associada ao cenário de mudança.

Transformar um negócio, ressalta o autor, também depende muito da transformação de indivíduos, a começar por aqueles que ocupam cargos mais altos de líderes e influenciadores. "Poucos deles passaram tempo suficiente observando e compreendendo suas próprias motivações, questionando suas suposições, ou indo além de suas próprias zonas de conforto intelectuais e emocionais", acredita Schwartz.

Os líderes precisam estar conscientes de que têm um grande impacto na mentalidade coletiva, ou seja, na cultura organizacional. Conforme começam a mudar a maneira de pensar e sentir, tornam-se cada vez mais capazes de inspirar novos comportamentos e de se comunicar com os demais integrantes da equipe de forma mais autêntica e persuasiva. "Mesmo os funcionários altamente resistentes a mudanças tendem a seguir seus líderes, simplesmente porque a maioria das pessoas prefere se adequar, em vez de se destacar", analisa o escritor.

 

COMPARTILHAR
TAGS:Liderança, Gestão, Mudança, Tony Schwartz
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Falta de fluxo de caixa em supermercadosEndividamento

Falta de caixa: por que tantos varejistas estão tendo problemas?

Mulher funcionária de supermercadoVarejo

Remuneração no varejo se mantém estável, aponta estudo

Alonso Bee e fachada da Kraft HeinzGestão e negócios

Kraft Heinz anuncia ex-diretor da Vigor como seu mais novo vice-presidente comercial e de trade marketing

Grupo Heineken inspira o varejo com ações inclusivas na liderançaLiderança Feminina

Liderança feminina cresce na HEINEKEN: 38% dos cargos ocupados

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados