Sete em cada dez brasileiros compram regularmente pela internet

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Reportagem SA+ -

Crescimento do comércio online acompanha a maior utilização de dispositivos móveis pelos consumidores

No ambiente digital, a motivação da compra por parte do brasileiro é mais racional, com predomínio da escolha por preço e variedade. Essa é uma das conclusões de um estudo encomendado à  Metrixlab  pela Mondelez Brasil, dona de marcas como Lacta, Bis, Club Social, Oreo, Trident e Tang. Outra constatação é de que as mulheres fazem mais compras online do que os homens. Na categoria de chocolates, por exemplo, elas representam 57% dos pedidos.

A pesquisa aponta que sete em cada dez consumidores brasileiros compram regularmente pela internet. O segmento deve fechar 2018 com 15% de crescimento em relação ao ano passado, influenciado em boa parte pelas compras realizadas por meio de dispositivos móveis. "O consumidor brasileiro está amadurecendo em relação à compra online e podemos contribuir para consolidar essa transformação", acredita Maria Clara Batalha, head de e-commerce da Mondelez Brasil.

A companhia já anunciou que vai focar nos canais de crescimento acelerado, entre os quais aparece o e-commerce. Globalmente, a meta da Mondelez é elevar o faturamento para US$ 1 bilhão até 2020 no mundo. Hoje, 40% do investimento em marketing da companhia já são feitos em canais digitais. Aqui no Brasil, a previsão é otimista: a Mondelez pretende dobrar o tamanho de seu comércio eletrônico em 2019, por meio de um trabalho feito em parceria com distribuidores e os maiores varejistas online.

"No Brasil, temos duas grandes iniciativas digitais: a Loja Lacta e a Loja Mondelez. Nosso objetivo é ter forte presença em todos os ambientes, estar onde o consumidor está, seja no varejo tradicional, seja no ambiente online", explica Maria Clara.

Na Loja Lacta , a empresa conseguiu dobrar o número de acessos neste ano em comparação com 2017. "Trata-se de uma iniciativa que nos ajuda a entender melhor nosso consumidor, um canal que oferta produtos exclusivos e personalizados, como o customizável Lacta Specials", analisa a executiva. Já a Loja Mondelez , voltada ao pequeno varejista, é um projeto piloto que facilita o contato entre distribuidores e o varejo aqui no Brasil, com previsão de que seja expandido para o mundo. "A primeira etapa foi iniciada na região sul do Brasil, com previsão de expansão nacional até o final do próximo ano. Com o canal B2B impulsionamos o desenvolvimento do comércio, aumentando nossa participação, crescimento e receita", ressalta Maria Clara Batalha, head de e-commerce da Mondelez Brasil.

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