Sete ações práticas para os líderes adotarem neste momento

Avaliação:

(5 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Flávio Picchi, presidente do Lean Institute Brasil e Prof. Dr. da Unicamp, compartilha recomendações inspiradas em práticas e resultados do Sistema Toyota

Manter o foco no trabalho, lidar com equipes atuando de forma remota, se adaptar às rápidas mudanças de cenário, garantir a segurança de todos os envolvidos na operação. Estas e muitas outras demandas têm deixado os líderes sobrecarregados neste momento tão atípico vivido nas empresas e em toda a sociedade.

Com inspiração na filosofia lean – gestão inspirada em práticas e resultados do Sistema Toyota, Flávio Picchi, presidente do Lean Institute Brasil e Prof. Dr. da Unicamp , compartilhou, em artigo na Época Negócios , sete dicas importantes para os gestores adotarem neste momento. Confira:  

1. Ouvir e entender as limitações

Saber ouvir cada colaborador e entender suas dificuldades e necessidades são habilidades fundamentais para os líderes, sobretudo nas condições atuais. Afinal, além do trabalho, as pessoas estão enfrentando problemas em suas casas, como de gestão do tempo, espaços e infraestruturas de trabalho, necessidades de adotar novas tecnologias, atenção a familiares, preocupação com a saúde. 

2. Falar sobre os problemas

Flávio Picchi explica que, dentro do conceito lean, os problemas são considerados como tesouros. "Só expondo os problemas francamente poderemos solucioná-los e assim realizar melhorias", explica. Claro que, na fase atual, as dificuldades tendem a se multiplicar e é responsabilidade dos líderes criar um ambiente onde as pessoas se sintam seguras e estimuladas a expor esses problemas. "Sempre que alguém trouxer um problema, uma boa prática é focar nas causas, e não nos 'culpados'", recomenda.

3. Melhorar os processos

Na avaliação do presidente do Lean Institute Brasil, a necessidade de soluções rápidas tem gerado um efeito positivo: as pessoas estão muito mais atentas em simplificar os processos, eliminando burocracias desnecessárias. Pode ser uma boa hora, protanto, de fazer revisão rápida e profunda dos processos.

4. Acompanhar de perto e apoiar

Mesmo com o distanciamento social, o líder deve, mais do que nunca, estar perto das pessoas, apoiando-as em suas atividades. Como fazer isso? Por exemplo estabelecendo rotinas de acompanhamento diário com o time, com indicadores claros, processos bem estabelecidos.

5. Aumentar a conexão da equipe

A situação é excepcional e, coletivamente, os problemas podem ser mais bem enfrentados. "Os meios digitais de interação, novidade para muitos, têm trazido possibilidades de trabalho em equipe antes pouco exploradas, como as reuniões rápidas com pessoas em diferentes localidades e de diferentes setores", destaca Picchi. Esse trabalho colaborativo pode ser ampliado neste momento.

6. Envolver todos na solução de problemas

"Toda pessoa tem capacidade e inteligência para contribuir no enfrentamento dos enormes desafios que estão colocados para as organizações sobreviverem e se reinventarem", destaca o especialista. Para que isso ocorra de modo efetivo, a recomendação é utilizar os métodos estruturados de solução de problemas. "A melhor utilização que um líder pode ter de seu escasso tempo nestes tempos conturbados é orientar grupos de funcionários, desenvolvendo-os como solucionadores de problemas, usando plenamente suas experiências e criatividade", acredita Flávio Picchi.

7. Ser transparente e enfatizar o propósito

Outro ponto importante para os gestores é que não pode haver falta de transparência na comunicação sobre a situação da empresa e como ela enfrentará a crise. E isso vale para funcionários, clientes e fornecedores. "É um momento em que o propósito maior da organização precisa ser enfatizado, reforçando seus princípios e compromissos com a sociedade", explica o presidente do Lean Institute Brasil, completando que as sete práticas são importantes sempre, no entanto exercitá-las mais profundamente durante a crise traz grandes aprendizados e torna os líderes melhores para enfrentar qualquer situação.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:             LinkedIn            ,            Instagram            e            Facebook            !

 

Fonte: Época Negócios

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade