SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Gestão Liderança Coronavírus Covid19 Covid-19

Seis temas fundamentais para os CEOs durante e depois da pandemia

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 25/03/2020

A consultoria Roland Berger fez um amplo estudo para detalhar os possíveis impactos gerados pela pandemia de Covid-19 na economia e nas empresas. Em uma das análises, destacou 6 temas fundamentais para os CEOs, dois em cada uma das seguintes etapas: gestão imediata da crise, preparação para retomada e atenção às oportunidades.

[noticiasRelacionadas]

O material se refere a empresas de diferentes setores, entre os quais aqueles que enfrentam interrupção nas atividades  – o que não ocorre no varejo alimentar. No entanto, diversas orientações podem (e devem) ser seguidas pelas redes supermercadistas. Confira:

1. Garantir agilidade na tomada de decisões

Mudanças rápidas no cenário requerem agilidade na tomada de decisões, com centralização de temas estratégicos no CEO, e autonomia regional ou por área para ajustes aos requisitos necessários

2. Evitar a paralisia dos recursos humanos

Outro ponto importante destacado pela Rolland Berger tem a ver com a gestão de pessoas. Algumas ações destacadas neste momento são: gerenciar o pânico com informações tempestivas e precisas; realocar a força de trabalho da melhor forma possível para reduzir os impacto na produtividade e utilizar de forma otimizada as medidas de flexibilização instauradas pelo governo

3. Olhar para a "empresa estendida"

Já na preparação para retomada, o CEO terá de identificar rapidamente os elos mais frágeis da cadeia de valor e eventuais necessidades de suporte ao fluxo de caixa. O principal executivo da empresa também precisará prever a necessidade de reconstruir ou substituir rapidamente alguns elos da cadeia para garantir capacidade para aproveitar o potencial do pós-crise 

4. Digitalizar mais e rápido

Impulsionar os canais de venda e de marketing digital será outra tarefa essencial no contato com clientes. Na verdade, para o setor supermercadista isso se mostra necessário desde já, uma vez que as precauções em evitar deslocamentos fizeram as vendas online dispararem.

Já com o público interno, pode ser a hora de mudar comportamentos, por exemplo testando formas de colaboração remota, quando possível  

5. Estruturar retomada por regiões     

Segundo a Rolland Berger, ainda que a gestão da crise seja centralizada (para dar agilidade), o planejamento da retomada pede equipes focadas em regiões específicas, olhando para as suas particularidades

6. Manter um olho no horizonte

A consultoria recomenda manter parte do comitê de crise com o olho no horizonte, permitindo a identificação de ajustes necessários ao modelo de negócio, além de oportunidades com novos comportamentos e demandas. Outra sugestão é ter atenção a oportunidades em aquisições e fusões, uma vez que muitas empresas estarão fragilizadas.

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:           LinkedIn          ,          Instagram          e          Facebook          !

    

COMPARTILHAR
TAGS:Gestão, Liderança, Coronavírus, Covid19, Covid-19
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockExperiência do Shopper

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Adobe StockGestão e negócios

Descubra um dos segredos para ações bem sucedidas e aumento na fidelização

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados