Seis segredos da Amazon para atingir US$ 1 trilhão em valor de mercado
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 13/09/2018
Maior player do comércio online mundial, a Amazon, comandada por Jeff Bezos, é a segunda empresa da história a atingir a marca de US$ 1 trilhão em valor de mercado, feito que até então era exclusividade da Apple. Conheça sete motivos que explicam o enorme crescimento da companhia que nasceu em 1994 vendendo livros pela internet.
Diversificação de Atividades
A Amazon é uma varejista, mas também uma empresa de tecnologia e também uma grande empresa de mídia, conforme já definiu o analista Greg Melich, da empresa de pesquisas MoffettNathanson . No início vendia apenas livros, tornando-se conhecida pelo leitor digital Kindle. Com o tempo passou a vender de tudo um pouco e ingressou em diversos outros negócios, como computação em nuvem, produção e distribuição de conteúdo, assistente virtual, entre outras atividades.
Margens Altas
Na última divulgação de resultados trimestrais, entre os dados que chamaram a atenção do mercado estavam as margens operacionais mais altas da companhia nos últimos 13 anos. Com a estratégia de diversificação de atividades, a Amazon consegue compensar a baixa rentabilidade da divisão de comércio eletrônico com outros serviços, como o de computação na nuvem, cujas margens foram de 26,9% no último relatório divulgado.
Logística Eficiente
A velocidade e eficiência com que entrega os produtos é característica marcante da Amazon. Nos centros de distribuição da companhia nos Estados Unidos, por exemplo, mais de 100 mil robôs ajudam a abastecer as prateleiras e recolher os produtos, agilizando o trabalho logístico. A empresa também é pioneira em experiências de entrega pro meio de drones.
Atenção ao Varejo Físico
Apesar da vocação natural para o comércio eletrônico, a Amazon não desdenha do varejo físico. Pelo contrário, criou a Amazon Go, supermercado futurista que opera sem checkouts; inaugurou livrarias físicas e, no ano passado, comprou a rede de supermercados Whole Foods, famosa por comercializar produtos saudáveis.
Investimento no Fidelidade do Público
A Amazon é uma dessas companhias que podem ser orgulhar de ter fãs. Hoje, mais de 100 milhões de clientes estão cadastrados no programa de fidelidade Prime, pelo qual têm sua fidelidade à empresa recompensada, por exemplo, com descontos no site e no supermercado Whole Foods, frete grátis, serviço de streaming, entre outras vantagens.
Sem medo de errar nem de inovar
Assumir riscos e aprender com os erros faz parte do DNA da Amazon. Para Jeff Bezos, CEO da empresa, falhar é tão importante quanto acertar, pois é dos erros que surgem as inovações. Por mais que a companhia não pare de crescer, o executivo tem o cuidado de manter ambiente propício para a agilidade e a criatividade de uma startup, exatamente como acontecia no surgimento da Amazon, na década de 1990.