Sam’s Club pretende abrir até nove unidades em 2024

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Reportagem SA+ -

Expansão acelerada traz novos desafios para a marca


Foto: Divulgação

Em 2022 o Carrefour adquiriu o Sam’s Club , varejo que funciona por um clube de assinaturas. Desde então, a expansão da marca ganhou mais força. Para se ter uma ideia, antes da pandemia, em 2019, a bandeira possuía 27 lojas e hoje alcança 51 unidades, sendo que somente no último ano foram abertas nove. Já para 2024, o grupo pretende inaugurar entre sete e nove unidades, algo que vai de acordo com o divulgado pelo Grupo em novembro .

A expansão da marca é positiva, porém também carrega alguns desafios de padronização. Por isso, a rede firmou uma parceria com a Ekantika, uma consultoria especializada na evolução dos negócios, e implementou um novo modelo para uniformizar as práticas que envolvem desde a padronização do rito de troca de turno nas lojas até a criação de reuniões semanais para o compartilhamento de soluções. 

Como resultado, ainda no piloto uma das lojas localizadas em São Bernardo do Campo (SP), conseguiu subir da sexta para primeira em termos de vendas promocionais na região em apenas um mês. Assim, a projeção é implementar esse novo modelo de gestão em todos os clubes do grupo.

Vitor Fagá, CEO do Sam’s Club no Brasil, destaca que um dos atrativos da bandeira é seu modelo operacional, tornando produtos premium mais acessíveis. As embalagens são um ponto forte, oferecendo tamanhos maiores em comparação ao varejo tradicional, e menores em relação ao cash & carry, criando uma ponte entre o supermercado e o atacarejo.

Para Fagá, esse nicho intermediário é percebido pelo Carrefour como uma oportunidade significativa. A expansão do negócio é impulsionada pela compreensão de que esse formato complementa as ofertas existentes do grupo no Brasil.

Atualmente, o Carrefour mantém nove unidades combo, ou seja, que combinam uma loja do Sam’s Club com uma do Atacadão ou bandeira do Hipermercado no mesmo espaço, com operações distintas e estacionamento e entrada compartilhados. Segundo o executivo, essa abordagem não apenas aumenta a atratividade para os clientes, mas também traz eficiência nos custos.

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Fonte: Exame

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