28/05/2025
Saiba por que rede Mercadinhos São Luiz terceirizou equipamentos de informática
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 29/04/2020
Com 21 lojas, a rede cearense Mercadinhos São Luiz adotou, em diversas filiais, a terceirização de computadores, desktops e notebooks, com apoio da Microcity , empresa brasileira de Outsourcing de TI.
[noticiasRelacionadas]
A iniciativa integra um plano que começou há mais de dois anos e que prevê a reestruturação total da área de TI da companhia, desde a capacitação dos colaboradores passando pelo uso da Cloud e aprimoramento da segurança de dados.
Márcio Falcão (foto), diretor de Infraestrutura e TI do Mercadinhos São Luiz, conta que a terceirização dos computadores é uma das etapas finais desse plano, e vai ajudar a suportar a expansão dos negócios. “Prevemos abrir três novas unidades até o final do ano, que irão contar com o modelo de aluguel de ativos, fornecidos pela Microcity. Enquanto isso, já estamos sentindo os benefícios do Outsourcing em vários sentidos”, revela.
Dentre os benefícios destacados pelo diretor estão a redução da necessidade de contratação de mão de obra para as demandas de suporte e manutenção de computadores; a qualidade desses serviços executados com as garantias da Microcity; a otimização dos espaços de trabalho e a velocidade na inclusão de novos equipamentos, para execução das operações dos negócios.
Uma vantagem, porém, é especialmente destacada por Falcão. “Mais do que tudo, o redirecionamento do nosso pessoal técnico, que realizava esse trabalho de manutenção e suporte das máquinas, e que agora poderão focar nas operações e processos da empresa, como a realização de implantações e atendimento das várias demandas das áreas estratégicas e operacionais de negócios, foi sem dúvida o maior ganho obtido”, garante o diretor de TI do Mercadinhos São Luiz.
Antes da terceirização, o cenário era considerado de alto custo operacional, envolvendo o trabalho de suporte e manutenção aos usuários dos computadores adquiridos pela rede varejista, além da sensação de que esse esforço todo, não somava com os objetivos da empresa. “Somos uma empresa de varejo de alimentos e não de serviços de informática. À medida que o parque atual de equipamentos, adquiridos antes do Outsourcing, for sendo depreciado, realizaremos a substituição dos mesmos pelo modelo de aluguel da Microcity”, diz.
O projeto de Outsourcing, que começou no final do ano passado, também está atualizando o parque tecnológico do Mercadinhos São Luiz, possibilitando a evolução da companhia. “Esse projeto de outsourcing, tem sido fundamental para a Transformação Digital da nossa própria área de TI, uma vez que não é possível existir Transformação Digital em uma organização, sem que a área de TI também não seja transformada. Nesse meio tempo, estamos colhendo os frutos dessa parceria”, finaliza Márcio Falcão.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Neogrid anuncia novos CEO e CFO

Crescimento digital contribui para aumento de 14% nas vendas do Supermercado Pinheiro

Coop segue plano de revitalização e moderniza 2 lojas no interior de São Paulo
