ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Saiba como levar conveniência e praticidade sem gerar mais custos
POR SA+ Branded Content
Conteúdo patrocinado por Vapza
EM 19/12/2022
PRODUZIDO POR SA CONTENT
O tempo cada vez mais escasso, as múltiplas tarefas e correria do dia a dia fazem com que o consumidor busque alternativas fáceis e rápidas para sua alimentação, sem abrir mão da qualidade e sabor. O comportamento faz crescer a busca por refeições prontas e alimentação fora do lar. O varejo alimentar também tem aproveitado essa demanda e dado mais essa conveniência ao consumidor, incluindo rotisseries, restaurantes e lanchonetes nas lojas.
Assim, o shopper consegue fazer suas compras de alimentos em um só lugar. A alternativa é importante para trazer relevância ao canal, mas também traz uma operação mais complexa, de difícil gestão, necessitando de muito mais espaço, mão de obra e, claro, mais custos, que, se mal geridos, não resultam em mais lucro.
Como solução ao desafio, o setor tem direcionado a atenção para um nicho específico de alimentos, que reúne tecnologia agregada aos alimentos: os insumos embalados a vácuo e cozidos a vapor. Assim como os produtos que estão nas gôndolas do varejo, direcionados aos consumidores para elaboração de suas próprias receitas, a Vapza tem opções voltadas para transformadores, que na verdade pouco precisam operar, pois os alimentos vêm quase prontos, cozidos e porcionados, só demandando finalização.
A linha direcionada ao foodservice inclui carnes, vegetais como batata, mandioca, palmito, feijão, quinoa, lentilha, grão de bico, entre outros, todos cozidos e embalados a vácuo em porções de 1kg a 3kgs.
A Vapza possui mais de 300 clientes no foodservice, entre eles grandes redes varejistas. “Customizamos alguns produtos e ajudamos o varejista a montar os cardápios de acordo com a sazonalidade. Fazemos projetos e soluções personalizados de acordo com a necessidade do cliente tendo em vista que trabalhamos com um lote mínimo para que isso possa ser viabilizado dentro da empresa”, explica Enrico Milani, CEO da Vapza.
Simplificando a operação
Os produtos da Vapza trazem uma série de benefícios para o varejista, como estoques mais compactos, com produtos mais duradouros e segurança alimentar, gerando menos perdas, economia e um uso mais aprimorado dos insumos. “Desde a eficiência no abrigo do alimento até a reutilização ou comunicação de melhor descarte, tudo está sendo avaliado quando tornamos a alimentação algo a mais que um processo fisiológico, mas sim um estilo de vida”, completa Milani.
Agilidade e economia
A praticidade dos produtos permite que muitas etapas do processo de preparo sejam eliminadas, como lavar, descascar e cozinhar os alimentos. Além da redução de tempo, toda essa facilidade gera redução de custos e da complexidade da operação com a diminuição do espaço, água, gás, energia, material de limpeza, mão de obra, equipamentos e utensílios.
Redução de desperdício
Além da economia, há menos ou nenhuma perda dos alimentos, pois esses já vêm porcionados e prontos para consumo, podem ser conservados sem refrigeração e possuem extensa durabilidade. O desperdício é um grande problema nos estabelecimentos. Mais de 60% dos restaurantes geram sobras de alimentos. Entre as etapas de produção que mais geram resíduos estão o pré-preparo (17,7%), produção excessiva (17,7%), a perda do prazo de validade (7,4%), produtos entregues em grande quantidade pelo fornecedor (10,2%) e o armazenamento de forma incorreta (6,8%)*.
*Pesquisa feita pela Ticket em parceria com a Comida Invisível com 175 estabelecimentos, divulgada no Mercado & Consumo em outubro de 2022
Maior satisfação do cliente
O consumidor fica mais satisfeito por uma série de fatores. Primeiro pela padronização de corte, textura, aroma, sabor e qualidade sensorial e nutricional. O estabelecimento pode ainda ampliar a oferta de receitas, quantidade de sabores e acompanhamentos, já que elimina a necessidade de preparo, necessitando apenas da montagem.
Os produtos da Vapza viabilizam ainda uma alimentação saudável e nutritiva, por oferecer de forma prática alimentos com grande teor nutricional e sem conservantes. Esse é um atrativo para o estabelecimento, que pode trazer o discurso da saudabilidade, tema cada vez mais relevante para o consumidor.
Segurança e credibilidade
Os produtos são embalados à vácuo e esterilizados. A produção com menor manipulação dos alimentos e contato humano garante ainda mais segurança alimentar. A Vapza possui diversas certificações, entre elas o selo de produto orgânico, que demanda um exigente processo pelo qual o estabelecimento não precisa passar e mesmo assim pode usufruir da informação do produto servido ser natural.
Notícias relacionadas

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

Nova regra exige dados de validade nos ovos a partir de março

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade
