ÚLTIMAS NOTÍCIAS
31/08/2025
Saiba como a busca por uma alimentação mais saudável vem movimentando o mercado de óleos
POR SA+ Branded Content
Conteúdo Patrocinado por Cargill
EM 14/10/2022
PRODUZIDO POR SA CONTENT
Do início da pandemia até aqui, 68% dos consumidores afirmam terem mudado seus hábitos e escolhas no PDV em busca de uma alimentação mais saudável no dia a dia. E na categoria de óleos não foi diferente. O aumento no consumo de óleos especiais e de azeites pode ser observado, uma vez que os produtos são reconhecidos pelo público como os mais saudáveis na categoria.
Nesse sentido, uma pesquisa feita pela IMAGO com exclusividade para a Cargill identificou três perfis de comportamento entre os consumidores brasileiros:
"Não sou mais a mesma pessoa"
Por estética ou medo de adoecer – intensificado pela Covid-19 –, esse grupo de pessoas se tornou mais preocupado com a saúde e segue colocando em prática os hábitos saudáveis adquiridos nos últimos dois anos.
"Estou correndo atrás do prejuízo"
O segundo perfil engloba quem passou a comer mais – inclusive produtos de indulgência – durante a pandemia e também deixou de se exercitar. Em busca do tempo perdido, agora estão se alimentando de maneira mais saudável, em alguns casos com o apoio de nutricionistas ou nutrólogos.
"Vou manter tudo igual"
Aqui aparece quem não mudou hábitos com a pandemia. Há quem já praticava esportes e mantinha boa alimentação, mas também quem segue sem manter uma rotina saudável.
Mas o que o consumidor entende por um óleo saudável?
Na pesquisa feita a pedido da Cargill, 7 características apareceram em destaque nas respostas:
- tem menos colesterol;
- tem menos gordura;
- é puro (não misturado);
- é claro;
- sem cheiro;
- não deixa sabor;
- é mais leve
Confira o Ranking dos óleos saudáveis, segundo o público
A partir dos atributos relacionados à saudabilidade dos óleos de cozinha, mencionados acima, veja quais são os óleos mais saudáveis de acordo com os consumidores:
1º Óleo de Girassol
2º Óleo de Canola
3º Óleo de Algodão
4º Óleo de Milho
5º Óleo de Soja
A saudabilidade é o principal critério na decisão de compra do shopper no segmento, seguido por preço e marca sustentável/marca favorita. Esses dados deixam claro a necessidade de reservar um bom espaço para os óleos especiais no sortimento dos supermercados de todos os formatos.
Conhecida por 98% dos consumidores de óleos especiais, a marca Liza tem como atributos valorizados a qualidade, a facilidade de ser encontrada no varejo e o fato de ser reconhecida como saudável. Precisa, portanto, ter amplo destaque no mix da sua rede.
Notícias relacionadas

Missão Lisboa com a Cargill chega ao fim com aprendizados valiosos para evolução dos negócios no Brasil

Confira duas dicas para evoluir seus negócios diretamente da Missão Lisboa

Cargill realiza as visitas guiadas na Missão Lisboa
