Avaliação:
(2 Avaliações)Conteúdo Patrocinado por Cargill - 14/10/2022
A marca Liza realizou uma série de pesquisas que identificaram três mudanças de comportamento do consumidor pós pandemia. Confira também o ranking de óleos saudáveis, segundo os próprios consumidores
PRODUZIDO POR SA CONTENT
Do início da pandemia até aqui, 68% dos consumidores afirmam terem mudado seus hábitos e escolhas no PDV em busca de uma alimentação mais saudável no dia a dia. E na categoria de óleos não foi diferente. O aumento no consumo de óleos especiais e de azeites pode ser observado, uma vez que os produtos são reconhecidos pelo público como os mais saudáveis na categoria.
Nesse sentido, uma pesquisa feita pela IMAGO com exclusividade para a Cargill identificou três perfis de comportamento entre os consumidores brasileiros:
"Não sou mais a mesma pessoa"
Por estética ou medo de adoecer – intensificado pela Covid-19 –, esse grupo de pessoas se tornou mais preocupado com a saúde e segue colocando em prática os hábitos saudáveis adquiridos nos últimos dois anos.
"Estou correndo atrás do prejuízo"
O segundo perfil engloba quem passou a comer mais – inclusive produtos de indulgência – durante a pandemia e também deixou de se exercitar. Em busca do tempo perdido, agora estão se alimentando de maneira mais saudável, em alguns casos com o apoio de nutricionistas ou nutrólogos.
"Vou manter tudo igual"
Aqui aparece quem não mudou hábitos com a pandemia. Há quem já praticava esportes e mantinha boa alimentação, mas também quem segue sem manter uma rotina saudável.
Mas o que o consumidor entende por um óleo saudável?
Na pesquisa feita a pedido da Cargill, 7 características apareceram em destaque nas respostas:
- tem menos colesterol;
- tem menos gordura;
- é puro (não misturado);
- é claro;
- sem cheiro;
- não deixa sabor;
- é mais leve
Confira o Ranking dos óleos saudáveis, segundo o público
A partir dos atributos relacionados à saudabilidade dos óleos de cozinha, mencionados acima, veja quais são os óleos mais saudáveis de acordo com os consumidores:
1º Óleo de Girassol
2º Óleo de Canola
3º Óleo de Algodão
4º Óleo de Milho
5º Óleo de Soja
A saudabilidade é o principal critério na decisão de compra do shopper no segmento, seguido por preço e marca sustentável/marca favorita. Esses dados deixam claro a necessidade de reservar um bom espaço para os óleos especiais no sortimento dos supermercados de todos os formatos.
Conhecida por 98% dos consumidores de óleos especiais, a marca Liza tem como atributos valorizados a qualidade, a facilidade de ser encontrada no varejo e o fato de ser reconhecida como saudável. Precisa, portanto, ter amplo destaque no mix da sua rede.