SA+ Ecossistema de Varejo

Neogrid Pesquisa Ruptura Tíquete Médio Consumo 2023

Ruptura chega a 14,14% nas lojas físicas e 36,41% no ambiente online

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/03/2024


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Em 2023, a média consolidada de ruptura foi de 14,14% 2,59 p.p. acima do registrado em 2022, quando esse indicador ficou em 11,55%.

Para Robson Munhoz, diretor de Customer Success da Neogrid , isso se deve pois o varejo adotou uma postura mais cautelosa com a reposição no início do ano, em decorrência ao poder de compra  reduzido dos brasileiros. “Também foi possível observar a tendência do varejo dar preferência a produtos de alto giro com tíquete médio menor”, comenta. 

[noticiasRelacionadas]

Dentre alguns dos fatores para esse resultado estão problemas logísticos, campanhas promocionais sem planejamento, falhas nas previsões de vendas, cenário econômico e etc. Contudo, quando analisado somente o item que mais apresentou ruptura durante cada mês, o fator preço foi destaque.

Um exemplo é o leite, sua oferta limitada no campo devido, entre outros fatores, ao clima, elevou seu preço e sua indisponibilidade nas gôndolas que chegou a 19,10% em março. Por outro lado, o ovo teve redução de preço, e mesmo assim ocupou a liderança da lista por quatro meses, de agosto a novembro, com índices que variaram entre 16,2% e 18,4%. 

No e-commerce o índice de ruptura cresceu 3,21 p.p. entre janeiro e novembro, chegando a 36,41%. As seções mais afetadas foram a de peixes (59,55%), carnes e aves (50,79%) e hortifruti (48,61%). 

Já em relação aos estados que mais sofreram com a ruptura online, o Norte e o Nordeste lideram os rankings. Para se ter uma ideia, o Pará alcançou 63,05%, seguido pela Bahia com 56,8% e Pernambuco com 49,17%. Em direção contrária, os estados com os melhores índices foram o Acre (28,30%), Rio Grande do Norte (29,23%) e Espírito Santo (29,61%)

Os resultados pertencem a um estudo realizado pela Neogrid que inclui análises de mais de 90 milhões de notas fiscais e 2 milhões de produtos monitorados. O material é composto também por análises das marcas Horus, Smarket, Arker, Lett e Predify.

O tíquete médio atingiu R$ 125, 34, uma alta de 19,7% ante o contabilizado em 2022. A média de itens por compra também cresceu e alcançou 17.5 itens – um aumento de 20,7%

Analisando individualmente por seção, a cesta de hortifrúti teve queda de 13,7% na média de itens e aumento de 4,3% no tíquete médio, algo fortemente ligado às mudanças climáticas que afetaram algumas plantações e a preservação dos itens. De forma contrária, as carnes e aves tiveram uma elevação de 10% na média de itens e redução de 5,7% no tíquete médio.

Em relação aos itens mais promocionados, o café em pó de 500g, óleo de soja 900 ml, margarina 500 g e leite condensado ocupam os primeiros lugares. Outros produtos como o creme de leite, milho verde 170 g, leite em pó 380 g e creme de avelã 140 g também entraram na lista dos top 15. 

Dentre as bebidas alcoólicas a cerveja 350 ml e a cerveja long neck 330 ml lideram a lista junto a cerveja 473 ml. O gin e a vodca saíram do topo e opções de vinho meio seco e suave entraram. Já nas bebidas sem álcool os refrigerantes achocolatados e energéticos foram priorizados.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn  Instagram  Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Neogrid, Pesquisa, Ruptura, Tíquete Médio, Consumo 2023
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Consumo de panetones dispara em dezembro, atingindo pico na semana de NatalConsumo de Panetone

Consumo de panetones dispara em dezembro, atingindo pico na semana de Natal

Pesquisa revela tendências de compras para esse fim de anoCompras de Fim de Ano

Pesquisa revela tendências de compras para esse fim de ano

Millennials e Geração Z estão moldando o futuro do varejo alimentarMillennials

Millennials e Geração Z estão moldando o futuro do varejo alimentar

Brasileiros priorizam itens orgânicos e sustentáveis ​​neste fim de anoConsumo Sustentável no Brasil

Brasileiros priorizam itens orgânicos e sustentáveis ​​neste fim de ano

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados