06/07/2025
Retail Media: como pode ajudar na colaboração varejo e indústria
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 23/08/2023
Foto: Adobe Stock
O RetailMedia promete trazer um dinheiro adicional da #ndústria para o Varejo, além das Verbas habituais que vêm da área comercial e do Trade.
Já o fornecedor tende a ganhar maior assertividade na comunicação fora das lojas e do e-commerce do varejo com consumidores selecionados para cada ação.
A proposta final é que todos ganham e encantam o cliente.
Inclusive, essa novidade já é considerada a próxima onda de #Colaboração no setor.
Mas o que é Retail Media?
Trata-se de uma solução que contribui para ativar o consumidor em toda a sua jornada de compras.
Ao pé da letra, o retail media torna o varejista uma “mídia” para a indústria, com vantagens em relação à comunicação de massa, via TV e rádio, por exemplo.
Ele pode ser potencializado a partir do momento em que se consegue identificar o cliente e seus hábitos de compra.
O ponto de partida são os espaços das lojas físicas e dos canais digitais que podem ser utilizados para publicidade das marcas dos fornecedores.
Por essa razão, um passo anterior deve ser a realização de um inventário de tudo o que está disponível para essa finalidade.
Os dados que o enriquecem podem vir ainda de outras fontes que não o CRM, como o e-commerce da empresa. Já nas lojas físicas, as telas digitais, também conhecidas como digital signage, surgem como aliadas na obtenção de informações para o varejo.
Por isso tudo, o retail media promete atrair uma verba adicional, que não está alocada nas áreas comerciais e de trade da indústria. Via de regra, esse “novo” recurso está sob responsabilidade do marketing do fornecedor. Além disso, a novidade promete ajudar a rentabilizar os ativos de trade, que são os espaços destinados à divulgação dos produtos da indústria nas lojas e nos canais online.
Redes como GPA, Carrefour, e indústrias como Unilever, Ambev e Nestlé já trabalham com Retail Media.
Nos comentários deste post, há uma seria de reportagens da SA+ Ecossistema de Varejo explicando com mais detalhes o Retail Media. Vale conferir
Notícias relacionadas

Qual é a bandeira mais competitiva em preços entre as empresas de capital aberto do varejo alimentar?

Barbosa reabre loja em Barueri (SP)
Aquisição da Gran Mestri marca avanço da Aurora Coop no setor de lácteos premium
