Retail Media: como pode ajudar na colaboração varejo e indústria

Avaliação:

(0 Avaliações)

Sérgio Alvim -


Foto: Adobe Stock

O RetailMedia promete trazer um dinheiro adicional da #ndústria para o Varejo, além das Verbas habituais que vêm da área comercial e do Trade.

Já o fornecedor tende a ganhar maior assertividade na comunicação fora das lojas e do e-commerce do varejo com consumidores selecionados para cada ação.

A proposta final é que todos ganham e encantam o cliente.

Inclusive, essa novidade já é considerada a próxima onda de #Colaboração no setor.

Mas o que é Retail Media?

Trata-se de uma solução que contribui para ativar o consumidor em toda a sua jornada de compras.

Ao pé da letra, o retail media torna o varejista uma “mídia” para a indústria, com vantagens em relação à comunicação de massa, via TV e rádio, por exemplo.

Ele pode ser potencializado a partir do momento em que se consegue identificar o cliente e seus hábitos de compra.

O ponto de partida são os espaços das lojas físicas e dos canais digitais que podem ser utilizados para publicidade das marcas dos fornecedores.

Por essa razão, um passo anterior deve ser a realização de um inventário de tudo o que está disponível para essa finalidade.

Os dados que o enriquecem podem vir ainda de outras fontes que não o CRM, como o e-commerce da empresa. Já nas lojas físicas, as telas digitais, também conhecidas como digital signage, surgem como aliadas na obtenção de informações para o varejo.

Por isso tudo, o retail media promete atrair uma verba adicional, que não está alocada nas áreas comerciais e de trade da indústria. Via de regra, esse “novo” recurso está sob responsabilidade do marketing do fornecedor. Além disso, a novidade promete ajudar a rentabilizar os ativos de trade, que são os espaços destinados à divulgação dos produtos da indústria nas lojas e nos canais online.

Redes como GPA, Carrefour, e indústrias como Unilever, Ambev e Nestlé já trabalham com Retail Media.

Nos comentários deste post, há uma seria de reportagens da SA+ Ecossistema de Varejo explicando com mais detalhes o Retail Media. Vale conferir

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade