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21/02/2025
Relatório mostra que brasileiro consome snacks duas vezes ao dia
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 02/03/2023
Foto: Divulgação
Relatório lançado pela Mondelez International, intitulado State of Snacking, mostra que no Brasil, os consumidores estão preocupados com o cenário econômico e com a inflação, porém sempre incluem a compra de snacks no orçamento. O estudo global de tendências de consumo examina como consumidores tomam decisões sobre snacks. O relatório traz desafios econômicos atuais que estão influenciam as escolhas alimentares em todo o mundo. A maioria dos entrevistados continua priorizando os snacks.
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Outro destaque no Brasil, é que o consumidor prefere comprar menos das suas marcas favoritas de snacks do que comprar mais marcas genéricas e os consomem duas vezes ao dia, entre almoço e jantar.
Desenvolvido em parceria com a The Harris Poll, o relatório examina milhares de consumidores entrevistados em 12 países pelo quarto ano consecutivo. Seus achados ilustram o papel em expansão dos snacks.
O State of Snacking demonstra o papel fundamental que os snacks têm na vida dos consumidores, principalmente diante do atual cenário. Essas opções indulgentes estão cada vez mais presentes entre as refeições dos brasileiros e trazem um momento de conforto e conexão.
Saiba quais são as principais descobertas no Brasil:
Uma pausa no dia
Snacks desempenham um papel importante no bem-estar emocional dos consumidores, com 83% dizendo que, em tempos difíceis, eles buscam por pequenas recompensas, como o chocolate
75% dos consumidores relatam que sempre encontram espaço em seu orçamento, especialmente a Geração X (82%)
Os consumidores brasileiros os consomem regularmente para se mimar ou se recompensar (80%) e para obter uma sensação de conforto (76%)
70% acreditam que chocolate é único e essencial: sabor e indulgência que não são encontrados em nenhum outro snack
Momento mais relevante para Snacks é entre Almoço e Jantar, mas vem ganhando importância pela manhã
Além da indulgência, conexão é fundamental: 80% compartilham momentos de snack com sua família pelo menos 1x semana
Visibilidade é a chave
Consumidores buscam por inovação: 77% ficam entusiasmados quando encontram um novo snack para experimentar
Embora a descoberta de snacks ainda aconteça na loja, 74% dos consumidores dizem que a mídia social os inspirou a experimentar um novo snack no ano passado, especialmente entre a Geração Z (83%)
63% dizem que é mais provável que encontrem novos snacks nos canais digitais do que nos presenciais
77% dos consumidores preferem snacks de marca a rótulos próprios ou genéricos
71% preferem comprar menos de sua marca de snacks favorita do que comprar uma alternativa genérica mais barata
Produtos nostálgicos têm um foco maior na geração do milênio, mas se tornam modernas e interessantes para as gerações mais novas
Mindful Snacking
86% dos consumidores acreditam os snacks devem atender diferentes necessidades nutricionais para pessoas diferentes
A maioria diz que verifica os rótulos nutricionais dos snacks antes de comprá-los e que isso faz com que se sintam mais informados (80%)
89% consomem snacks como fonte de energia; 98% consomem para se sentirem mais satisfeitos, felizes e realizados; 61% consomem para terem momentos de conexões com outras pessoas
64% afirmam ser menos restritivos em seus hábitos alimentares do que no passado e 74% buscam por snacks em porções controladas
Apetite pela sustentabilidade
A preocupação com o planeta é real e consumidores brasileiros se dizem dispostos a pagar mais por Snacks que sejam melhores para o meio ambiente, mas o bolso apertado ainda não permite
76% dos consumidores afirmam que pagariam mais por snacks que são melhores para o meio ambiente (83% na Geração Z)
77% pagariam mais por ingredientes de origem ética
86% dizem que gostariam que mais snacks tivessem embalagens biodegradáveis e 70% alegam priorizar snacks com menos embalagens plásticas.
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