Redes investem na produção de panetones artesanais

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Bárbara Fernandes -

Veja quais os benefícios de ter uma fabricação própria desses itens sazonais com o GoodBom e o Flex Atacarejo


Foto: Divulgação

Não é segredo para ninguém que o panetone, assim como outros itens sazonais, é um dos produtos mais procurados pelos consumidores durante o mês de dezembro. Por isso, e observando a crescente onda em busca por alternativas diferenciadas, algumas redes estão investindo na fabricação própria do produto, como é o caso do Flex Atacarejo e do GoodBom Supermercados .

A rede de supermercados comercializa o item durante todo o ano e uma das maiores motivações para aderir à prática foi ter maior controle sobre os ingredientes, processo e distribuição dos produtos. “Temos muita procura e apesar de ser um produto sazonal, comercializamos ele desde o início do ano para atender os clientes que gostam de consumir panetones em qualquer época”, relata Leila Almeida, responsável pelo setor de compras do GoodBom.

Leila ainda afirma que a produção própria traz diversos benefícios, dentre eles maior rentabilidade, consequente da redução dos custos com fornecedores e intermediários; maior flexibilidade, pois é possível ajustar a produção de acordo com a demanda e as preferências dos clientes; e maior fidelização, pois é possível criar um vínculo com os clientes que apreciam os itens exclusivos.

No caso dos atacarejos, Aline Bueno, gerente comercial da padaria das lojas do Flex, ressalta a fidelização como um dos maiores motivadores para a rede. Segundo ela, com a produção própria é possível encantar os consumidores e fazer com que o produto se torne uma categoria destino levando mais clientes para loja. Na rede, a produção dos itens teve início no último domingo (26/11) e a distribuição foi realizada no início dessa semana.


Foto: Divulgação

“A flexibilidade na produção nos possibilita atender uma demanda específica de encomendas, além de agregar valor à marca e ao setor de padaria. Isso resulta em um produto diferenciado, o que, por sua vez, contribui para o aumento do ticket médio do cliente”, afirma Aline.

Apesar de itens artesanais normalmente apresentarem um prazo de validade inferior aos industrializados, ambas as redes afirmam ter uma produção semanal. No caso do GoodBom os produtos possuem uma shelf life de 60 dias, e no Flex há uma administração específica para atender a demanda de cada loja.

Segundo Aline, a empresa considera a gestão dos custos das matérias-primas essencial para garantir a rentabilidade na produção, trazendo equilíbrio de margem e um preço de venda justo. Por isso, a gerente afirma que buscar constantemente alternativas de ingredientes de qualidade similar a preços mais acessíveis pode ajudar a reduzir custos sem comprometer a qualidade do produto. “Quando produzimos um produto que será comercializado em diversas lojas, estabelecer um padrão de produção garante qualidade e evita desperdício de ingredientes durante todo o processo”.

Atualmente a rede de supermercados oferece cinco itens, dois tradicionais nas opções chocolate e frutas cristalizadas; e três trufados nos sabores belga, doce de leite e brigadeiro. Já o atacarejo oferece sabores como creme de avelã, ninho e brigadeiro, além dos tradicionais, e todos os panetones trufados são finalizados e decorados artesanalmente. “Dedicamos total atenção aos detalhes de decoração e sabor, características não encontradas nos produtos industriais”, fala Aline. 

No GoodBom os itens têm dupla exposição, sendo assim, podem ser encontrados tanto na sessão de padaria quanto nos terminais na entrada da loja para atrair a atenção dos clientes que chegam. “Além disso, faremos degustações periódicas dos nossos panetones, assim que saem do forno, deixando a loja perfumada e convidativa”, conta Leila. 

De forma semelhante, o Flex também aposta na exposição em pontos extras para aproveitar as compras por impulso, além da exposição na padaria. A rede também promove degustações para incentivar as vendas, algo que também diminui as quebras.

Em relação às expectativas para esse ano, Aline relata que a empresa espera um crescimento de 50% no volume de produção em relação a 2022, e destaca o aumento de 40% registrado no ano passado em vendas. Enquanto isso, o GoodBom espera ter um crescimento de 5% nas vendas em dezembro no comparativo com o mesmo período do ano passado.

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