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(0 Avaliações)Reportagem SA+ - 08/03/2022
Meta da rede São Vicente é que 50% das posições de liderança sejam ocupadas por mulheres até 2024
Foto: istock
A rede São Vicente informou que pretende ampliar a presença de mulheres nos cargos de liderança para 50% até 2024. Do ano passado para este, essa participação foi ampliada de 15% para 39% das lideranças atuais ocupadas por mulheres.
O compromisso prevê ainda a participação das mulheres em áreas pouco usuais, como tecnologia, por exemplo. Para isso, a empresa vem investindo em treinamentos específicos para o público feminino estimulando a participação que, até então, não era tão usual. “Para que as oportunidades sejam realmente iguais, precisamos criar um ambiente favorável, onde possamos incentivar e apoiar novas escolhas e ambientes diversos”, afirma Luciana Bueno, gerente de Gente & ESG.
“Temos várias iniciativas, como nosso programa de contratação de pessoas com +50 anos, contratação e apoio na inclusão de pessoas com deficiência em nossas unidades e, além dos projetos, temos o forte compromisso de preparar líderes para que o ambiente de trabalho tenha respeito às escolhas individuais de nossos colaboradores para que se sintam seguros e incluídos.” diz Marcos Cavicchiolli, diretor Presidente da Rede.
O executivo ressalta ainda que as políticas organizacionais que contemplam a diversidade e inclusão são fundamentais para o desenvolvimento da cultura e representatividade dos perfis de consumidores dentro da organização. “Nosso país é diverso em raça, identidade de gênero, entre outros fatores. Uma empresa só consegue entender e engajar os diferentes públicos e suas singularidades se contar com equipes que possam representá-los de forma concisa e coerente”, conclui Cavicchiolli.
Assaí
O Assaí vem implementado diversas medidas para ampliar o número de mulheres em cargos de liderança, com o objetivo de fomentar a diversidade, criando e mantendo um ambiente ainda mais plural e inclusivo a todos. A partir de ações de seu Programa de Diversidade, a Companhia elevou esse percentual para 26,3% de mulheres em posição de gerência e acima, o que representa um aumento de três pontos percentuais em relação a 2020. Além disso, a empresa tem ampliado o número de mulheres em áreas tradicionalmente ocupadas por homens, como a tributária.
Até o dia 11 de março, a rede realiza a 4ª edição da Semana da Mulher, que conta com uma série de lives, vídeos pílula, comunicações e ações de engajamento e desenvolvimento para todos os colaboradores do Assaí, de líderes a liderados, com foco no desenvolvimento de mulheres e liderança e valorização da diversidade e equidade de gênero.
Fort Atacadista
Atentos a importância de ter mulheres em todas as áreas da empresa, a Fort Atacadista revela que hoje as mulheres ocupam 47% das vagas de emprego da rede.
De acordo com a vice-presidente de Gente e Gestão do Grupo Pereira, Marília Oliveira, “as mulheres estão presentes em todas as áreas e frentes de atuação do grupo, e essa expressiva presença feminina nos mais diversos setores vêm garantindo muito além do crescimento do negócio em números, mas também proporcionando um ambiente de trabalho com mais sensibilidade, diversidade, inclusão e empatia”.
A executiva ressalta ainda que essa pluralidade precisa ir além das etnias, condições físicas e de orientação sexual, mas também atentar para a valorização de profissionais de todas as idades. “Somos brancas, pardas, amarelas, negras, estrangeiras e também portadoras de deficiências; somos jovens, mas também podemos ter mais de 60 anos”, completa.
No ano passado, a empresa contratou 1.611 novas mulheres e promoveu 381, totalizando 4.091 profissionais empregadas em diversas áreas de atuação.
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