ÚLTIMAS NOTÍCIAS
18/02/2025
Rede Top: executivo profissional ajudou no processo de unificação da central
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 14/07/2020
Com 29 unidades e R$ 751 milhões de vendas anuais, os cinco sócios da catarinense Rede Top formaram uma sociedade para investir em novas unidades.
[noticiasRelacionadas]
Em junho de 2019, um executivo foi convidado para fazer um pré-diagnóstico da rede. Após entregar a avaliação, foi entrevistado por todos os sócios e pelos conselheiros externos e, então, convidado para assumir a presidência da empresa. “A escolha foi pautada na sua experiência no varejo alimentar – atuou no comercial, marketing, expansão e operação de redes multinacionais e foi CEO de uma empresa familiar de médio porte. Também consideramos suas competências: flexibilidade, liderança e respeito pela história construída”, diz Paulo Cesar Lopes, sócio da rede e presidente do Conselho Consultivo.
SÉRGIO NÓIA (foto)
Ex-executivo do Walmart, Carrefour e GPA. Foi também o primeiro CEO contratado pela rede familiar Lopes, de São Paulo.
MISSÃO DO EXECUTIVO
Garantir crescimento nas lojas que pertencem aos sócios e unificar a organização. “Devo criar uma cultura única, engajar e reter talentos, além de criar métodos de trabalho em conjunto com as demais áreas da empresa”, diz o executivo.
ATRIBUIÇÕES
Acelerar a profissionalização da companhia (com metas, avaliação com base em resultados e reordenação de processos). Reposicionar os formatos diante da concorrência e liderar o planejamento estratégico para os próximos cinco anos.
PRINCIPAIS METAS
Combate à concorrência, aumento do percentual do Ebitda, crescimento de vendas, além de colocar a empresa entre as principais do Brasil.
COMO FOI O INÍCIO
O executivo elaborou um plano de curto prazo, em conjunto com os diretores, para cada área da empresa, e definiu acompanhamentos semanais. “Entrei fundo no negócio e coloquei senso de urgência nas prioridades que havíamos acordado”, comenta. “Sempre deixei claro que minhas decisões seriam baseadas no melhor para a empresa e não para um interesse específico de um sócio ou familiar”, acrescenta.
ORGANIZAÇÃO DA EQUIPE
A nova diretoria da rede foi validada pelo Conselho. Inclui três profissionais da casa (de finanças, expansão e logística) e três vindos do mercado (comercial, operações e RH).
AUTONOMIA DO EXECUTIVO
Segundo Sérgio, a entrada de um executivo de fora implica um processo de evolução e de conquista de confiança. “Presto contas mensais ao Conselho e quinzenais aos sócios sobre as questões operacionais”, explica.
O QUE JÁ FOI FEITO
O executivo reposicionou a rede com uma nova estratégia de bandeiras. Hoje, são cinco atacarejos com a marca Preceiro e 24 supermercados com o nome Top.
Leia também:
Quando buscar no mercado executivo para liderar a empresa familiar
Na Rede Rondelli, sistema de cogestão gerou bons resultados
Na gestão do SuperBom, um dos segredos são os papéis bem definidos
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

Descubra um dos segredos para ações bem sucedidas e aumento na fidelização

Varejista mineiro quer ampliar sua participação no GPA

Ex-presidente da JBS Brasil assume cargo de CEO da divisão internacional
