SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Geração Z impulsiona aumento dos supermercados e itens premium

08/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Floresta Varejo Regional Gestão Estratégia Prevenção de Perdas

Rede Floresta busca gestor do mercado e amplia vendas e margem

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 18/10/2021

Foto: Divulgação

A rede Floresta, do Sul Fluminense, passou por algumas atribulações, mas agora acerta o passo com um novo diretor executivo, recrutado no mercado. Desde que entrou na empresa, em julho do ano passado, o executivo Thiago Fontella, ex-Makro, implementou uma série de iniciativas, com bons resultados em vendas e margem.

[noticiasRelacionadas]

A primeira decisão foi revitalizar as lojas para depois investir na expansão. As unidades estão recebendo novos equipamentos, investimentos em LED de última geração, além de melhoras na comunicação de cada setor. Algumas passam por mudanças de layout e introdução de novos setores. Caso da loja de Valença, que ganhou uma padaria.

No ano passado foram reinauguradas duas unidades e, até o fim do ano, outras duas estarão repaginadas. O sortimento foi reforçado com mais opções da linha saudável – sem lactose, vegana, sem glúten –, além de pratos prontos com proteína vegetal. E as vendas no delivery por meio de aplicativos de entrega foram iniciadas em três cidades, atendendo o consumidor local que ainda não conhecia esse tipo de serviço.

A reviravolta maior, entretanto, tem envolvido pessoas. A empresa voltou a apostar em treinamento e formação de novos líderes, além de estímulos de endomarketing para aumentar a satisfação dos colaboradores. Retomou a comemoração de aniversário e o reconhecimento ao funcionário do mês e passou a distribuir kits para as futuras mamães, entre outras iniciativas. Para Thiago, um bom clima organizacional motiva a equipe e colabora para o sucesso da organização.

A autonomia na tomada de decisões também tem sido fundamental para o engajamento do time, que, pela primeira vez, está sob a gestão de um profissional do mercado. “É bom ressaltar que a confiança dos acionistas tem sido determinante para a realização dos trabalhos e entrega dos resultados”, acredita o diretor.

20% REDUÇÃO DE PERDAS

A área de prevenção de perdas, que controlava os processos de maneira reativa, passou a atuar em conjunto com os demais setores, redefinindo processos e estabelecendo novos procedimentos, além de treinar as equipes. Resultado: as quebras diminuíram em 20% entre janeiro e agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. “Hoje, toda a empresa respira prevenção”, declara Thiago Fontella.

ORÇAMENTO VOLTOU À PAUTA

Nos últimos anos a rede deixou de trabalhar com planejamento orçamentário, o que foi retomado com a contratação de Thiago. Cada líder levantou oportunidades de redução de despesas. Muitas sugestões foram implantadas e, com isso, os custos caíram em 3%. Isso no período de janeiro a agosto deste ano. O percentual é festejado pelo diretor. “Reduzimos os gastos num cenário de inflação, com aumento de frete, de salário e de aluguéis.”

PERFIL DO FLORESTA

10 lojas posicionadas para o público em geral
8.000 SKUs no sortimento
Empresa contratou executivo de mercado em julho de 2020

20% aumento nas vendas em setembro, mês de aniversário, em relação às do ano passado

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                         LinkedIn                                                                        ,                                                                        Instagram                                                                        e                                                                        Facebook    

COMPARTILHAR
TAGS:Floresta, Varejo Regional, Gestão, Estratégia, Prevenção de Perdas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mundo Bebê - Pague MenosPague Menos

Pague Menos aposta em festivais para impulsionar faturamento

Mercadinhos São Luiz - ranking GPTWVarejo

Mercadinhos São Luiz é destaque no varejo brasileiro

Adobe StockPesquisa

Varejo regional: 20 dos principais pequenos e médios players do setor apresentam crescimento médio de 20% ao ano

Guilherme Cardoso e Lucia Albuquerque na ReckittGestão e negócios

Reckitt anuncia novos diretores de vendas e marketing no Brasil

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados