SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Castelo estreia no segmento de limpeza com a linha Vinabio, distribuída em todo o Brasil

26/04/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Dia% Rede Dia Reestruturação

Rede Dia% fecha 297 lojas e encerra operação na Bahia

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 20/09/2019

No primeiro semestre deste ano, a Rede Dia% fechou 297 lojas no Brasil, das quais 257 eram franqueadas e 40 de operação própria. No mesmo período a empresa inaugurou 23 unidades. A decisão tem relação com a estratégia adotada de interromper as atividades de lojas consideradadas de baixo desempenho.

[noticiasRelacionadas]

Com isso, o total de lojas caiu de 1.172 em dezembro de 2018 para 898 em junho deste ano. Depois de muito tempo, as unidades próprias passam a ser maioria no Brasil: 512 contra 386 franqueadas. Dentro da política de enxugamento, o Dia% decidiu deixar de operar no Estado da Bahia e encerrar as atividades da bandeira Minipreço no País. As informações foram confirmadas pela própria empresa em notas com explicações sobre o balanço dos primeiros seis meses deste ano.

Diante de um cenário de queda nas vendas e prejuízo operacional, a matriz espanhola decidiu injetar R$ 175 milhões na operação brasileira, basicamente para pagamento de despesas operacionais e custos relacionados ao processo de reestruturação, conforme informou uma fonte ao jornal Valor Econômico.

No Brasil o Dia% amargou queda de pouco mais de 11% na vendas líquidas entre janeiro e junho deste ano. Parte do resultado pode ser atribuído às medidas tomadas para ajustar a operação, uma vez que os primeiros impactos do fechamento de lojas são queda nas vendas e aumento de custos como o de folha de pagamento, em razão das despesas relativas a demissões. 

A operação brasileira do Dia% reportava altas taxas de crescimento até 2017, quando o setor já sofria com fortes efeitos da crise. No final do ano passado, porém, a empresa iniciou investigação interna para apurar possível manipulação de dados contábeis. 

Desde maio deste ano, o Dia% é controlado pelo fundo Letterone, comandado pelo investidor Mikhail Fridman, que adquiriu 69,76% de participação no grupo varejista. Uma das primeiras decisões foi a contratação como CEO de Karl Heinz Holland,  ex-presidente e responsável pela expansão na Europa da rede alemã de hard discount Lidl .

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

 

 

 

  

COMPARTILHAR
TAGS:Dia%, Rede Dia, Reestruturação
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Rojão AtacadistaExpansão

Rede Lucas abre 2ª unidade do Rojão Atacadista

Cooper atacarejoInauguração

Cooper avança com expansão de atacarejo

Corredor de supermercado - adobe stockSazonalidade

Datas “não tradicionais” podem ser uma oportunidade para alavancar as vendas do 1º semestre

Savegnago checkoutsReinauguração

Savegnago quase dobra área de vendas de unidade em Barretos (SP)

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados