22/06/2025
Rede Dia% fecha 297 lojas e encerra operação na Bahia
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 20/09/2019
No primeiro semestre deste ano, a Rede Dia% fechou 297 lojas no Brasil, das quais 257 eram franqueadas e 40 de operação própria. No mesmo período a empresa inaugurou 23 unidades. A decisão tem relação com a estratégia adotada de interromper as atividades de lojas consideradadas de baixo desempenho.
[noticiasRelacionadas]
Com isso, o total de lojas caiu de 1.172 em dezembro de 2018 para 898 em junho deste ano. Depois de muito tempo, as unidades próprias passam a ser maioria no Brasil: 512 contra 386 franqueadas. Dentro da política de enxugamento, o Dia% decidiu deixar de operar no Estado da Bahia e encerrar as atividades da bandeira Minipreço no País. As informações foram confirmadas pela própria empresa em notas com explicações sobre o balanço dos primeiros seis meses deste ano.
Diante de um cenário de queda nas vendas e prejuízo operacional, a matriz espanhola decidiu injetar R$ 175 milhões na operação brasileira, basicamente para pagamento de despesas operacionais e custos relacionados ao processo de reestruturação, conforme informou uma fonte ao jornal Valor Econômico.
No Brasil o Dia% amargou queda de pouco mais de 11% na vendas líquidas entre janeiro e junho deste ano. Parte do resultado pode ser atribuído às medidas tomadas para ajustar a operação, uma vez que os primeiros impactos do fechamento de lojas são queda nas vendas e aumento de custos como o de folha de pagamento, em razão das despesas relativas a demissões.
A operação brasileira do Dia% reportava altas taxas de crescimento até 2017, quando o setor já sofria com fortes efeitos da crise. No final do ano passado, porém, a empresa iniciou investigação interna para apurar possível manipulação de dados contábeis.
Desde maio deste ano, o Dia% é controlado pelo fundo Letterone, comandado pelo investidor Mikhail Fridman, que adquiriu 69,76% de participação no grupo varejista. Uma das primeiras decisões foi a contratação como CEO de Karl Heinz Holland, ex-presidente e responsável pela expansão na Europa da rede alemã de hard discount Lidl .
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Redes regionais de médio porte investem em expansão no Paraná

Varejo alimentar puxa alta nas vendas do Dia dos Namorados
GPA aposta no simples como estratégia de trade para o Dia dos Namorados
