29/04/2025
Rede Bistek mantém e-commerce flexível e eficiente
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 13/06/2019
Em busca de um novo canal para atender os clientes, a catarinense Bistek estreou em 2013 sua operação de e-commerce. Hoje, seis anos depois, a venda online ainda representa um diferencial da empresa no mercado e continua em crescimento. “Poucos concorrentes oferecem esse serviço, o que nos permite atingir um público maior”, diz Wagner Ghislandi, diretor de marketing da rede.
Espaço virtual independente
Seis lojas da Bistek atuam com e-commerce. Cada uma trabalha dentro de um espaço administrativo diferente na plataforma da
Rakuten Digital Commerce
. Essa flexibilidade permite a cada unidade operar com sua própria tabela de preços e condições de pagamento, além de seu próprio elenco de ações. O crédito por essas vendas vai direto para a unidade
Bistek Supermercados em números
- 49% crescimento nas vendas online em 2018 x 2017
- R$300 tíquete médio do e-commerce na rede
Produtos saem da loja mais próxima
Quem faz compras online na página do Bistek tem à disposição um sortimento de 10 mil itens, incluindo perecíveis que são enviados em bolsas térmicas, a fim de que cheguem sem nenhuma perda de qualidade. Por uma questão estratégica, a rede decidiu que cada pedido sai da loja mais próxima dentre as seis que estão estruturadas.
Plataforma terceirizada
Desde 2016 a loja virtual utiliza a plataforma da Rakuten Digital Commerce no formato de multilojas, que possibilita trabalhar com preços, estoques e mix de produtos diferentes em cada loja. Caso optasse por desenvolver internamente uma solução, a rede teria custos mais altos. Uma vantagem adicional, segundo a própria Bistek, é contar com o conhecimento acumulado pela Rakuten junto a outros varejistas. “Alguns problemas já foram vivenciados, o que permite a intervenção rápida e eficiente dos consultores da companhia”, explica Ghislandi. Segundo ele, a rede se beneficia ainda das atualizações geradas por qualquer desenvolvimento solicitado por outro cliente. “Todos usufruem das melhorias continuamente”, acrescenta o diretor.
Entrega agendada
Ao contrário de muitas plataformas que trabalham apenas com geolocalização baseada no IP, a solução da Rakuten pede que o consumidor identifique o CEP de entrega para, na sequência, ser direcionado ao sortimento disponível na loja física que atenderá seu pedido. “Escolhemos trabalhar com CEPs por ser a informação mais precisa relacionada ao território nacional”, destaca René Abe, CEO da Rakuten. Além de diversas opções de frete e de retirada em loja física, o público da operação online tem como opção a entrega agendada, funcionalidade que permite escolher data e período do dia em que deseja receber a encomenda.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

E-commerce de alimentos e bebidas: Os novos desafios de uma tendência consolidada

Supermercados e hipermercados apresentam aumento de cerca de 4,2% na Páscoa

UniSuper abre 2ª unidade de atacarejo
