Rede Barbosa reforça capital de giro a partir de receita extra gerada com antecipação própria a fornecedores
POR SA+ Branded Content
Conteúdo Patrocinado por Capittale
EM 23/11/2023
PRODUZIDO POR SA+ BRANDED CONTENT
A rede paulista Barbosa vem se beneficiando dos resultados obtidos a partir de um trabalho robusto com o serviço financeiro próprio da antecipação de pagamentos aos fornecedores. Apesar de comuns no varejo, as estratégias adotadas precisam de foco, tecnologia e know-how para serem bem-sucedidas. Por isso, a empresa buscou a parceria da Capittale , e agora está usufruindo desse rendimento adicional, que traz impactos positivos para o negócio.
“Temos casos de clientes do varejo em que conseguimos gerar R$ 2,5 milhões de renda extra ao ano”, explica Marcos Creazzo, diretor comercial da Capittale. O valor adicional é o benefício mais visível, mas na esteira dele vêm outras vantagens alcançadas pelas redes.
Juliano Eckhardt, CEO do Barbosa, explica que se trata de uma receita financeira gerada diretamente no caixa da empresa. “Por isso, ela agrega muito no todo do negócio, mas principalmente no capital de giro”, completa o executivo da rede, que conta com 34 unidades, além de 3 em construção.
Antes da parceria com a Capitalle, o Barbosa realizava a operação com um banco tradicional. “Esse modelo não gerava 1% da receita que temos hoje”, diz Eckhardt. Ele explica que o atual parceiro realiza todo o trabalho operacional e sistêmico, o que libera o time interno para outras atividades.
Outra vantagem importante é que o funding (valor utilizado para a antecipação do recebível ao fornecedor) é captado a uma taxa menor. “Por isso, vale a pena aportarmos recursos próprios ao invés de trabalharmos com o modelo tradicional”, afirma Eckhardt.
Outras vantagens para o varejo
Além de não existir custos e ter grande facilidade sistêmica para iniciar a parceria, também não há despesas para o varejista relacionados à manutenção ou desenvolvimento de layout sistêmico, pois o sistema foi desenvolvido pela própria Capittale visando atender o varejo alimentar. “Não cobramos nenhum valor inicial de investimento pela solução, parametrização ou carência de contrato. Somos 100% remunerados por performance, ou seja, ganhamos 100% pelo sucesso da transação”, reforça Creazzo, da Capitalle.
O executivo comenta ainda que tanto a negociação quanto a efetivação da antecipação só acontecem quando a mercadoria já foi entregue. Dessa forma, não há risco na operação.
Benefícios para o fornecedor
Também há fatores que favorecem a adesão da indústria a esse modelo financeiro, no qual a operação de antecipação é feita diretamente com o varejista. Entre eles, estão:
- Ajudar na geração de caixa para eventuais necessidades
- A operação é uma alternativa adicional de financiamento com melhores condições e facilidades, contribuindo para reduzir custos financeiros do fornecedor.
- O processo é rápido e sem burocracia por ser feito com contato pessoal, sem a necessidade de cadastramento ou de acesso a sistemas
- Aproximação entre fornecedor e cliente, gerando maior consolidação do relacionamento comercial