SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

flex atacarejo redução dos preços volume de vendas aatacarejos

Rede aposta em estratégias para avançar no volume de vendas com a redução dos preços

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 03/01/2023

Foto: Divulgação

Depois de um longo período de preços altos e reajustes constantes, que diminuíram as margens do varejista e a cesta do consumidor, o mercado vem apresentando números mais otimistas. O último estudo do Radar Scanntech mostrou retrações menores de volume e unidade.

Para Amílcar Pavan, sócio-fundador do Flex Atacarejo e especialista em marketing, o que tem ocorrido é um ajuste de demanda que traz, consequentemente, os preços para baixo, os quais devem continuar subindo nos próximos meses mesmo com o pequeno reajuste recente. “A queda dos preços acontece em virtude do ajuste na demanda dos consumidores que em meses anteriores sofreram com a alta dos preços e passaram a comprar menos”, explica. 

[noticiasRelacionadas]

Sobre as expectativas para este novo ano, o executivo acredita que “temos algumas variáveis em relação a essa estabilidade dos preços, como questões políticas, aumento da demanda de produtos, entre outros fatores que acabam interferindo diretamente nessa variação”.

Entretanto, Pavan espera uma evolução contínua, a depender da estratégia que os varejistas vão adotar. O Flex Atacarejo, por exemplo, aposta em descontos mediante a quantidade de produtos em atacado e na mecânica de 'leve 3 e pague 2' em algumas categorias com o objetivo de conseguir continuar com essa evolução no número de produtos vendidos.

Por outro lado, o novo cenário acaba impactando nas metas e, para chegar no número esperado, é necessário vender o dobro de unidades. “Para o varejo, essa redução de preços provoca um desencontro com o planejamento anual, já que, quando fazemos essas perspectativas para o ano de vendas, nos baseamos em preços atuais e contamos que eles vão se manter durante esses 12 meses”, diz. 

Custo x qualidade

O formato atacarejo é muito buscado pelo consumidor que está com o bolso apertado ou quer economizar. “Nós nos preparamos diariamente para que o consumidor consiga fazer toda a sua cesta de compra em nossas lojas. Investimos cada vez mais em setores que demonstram grande potencial de crescimento como cortes de carne, serviços de frios e hortifruti para que, dessa forma, o Flex continue sendo destino de quem pretende reduzir custos e encontrar qualidade”, afirma Amílcar Pavan.

O sócio-fundador do Flex Atacarejo confirma que tiveram um aumento significativo de custos em várias áreas, mas aproveitaram o momento para focar nos processos e nas pessoas. “Diariamente, olhamos para os nossos custos e utilizamos estratégias para adquirir a mercadoria em melhor preço. Procuramos ser fortes nas negociações, fechando acordo direto com a indústria e analisando todas as categorias que possam rentabilizar. Nossa busca é ter sempre o melhor preço e a assertividade do produto”, conta. 

Nova aquisição e projetos para 2023

A rede pretende continuar com o plano de expansão para os próximos anos e chegar a 25 unidades no Estado de São Paulo. Pavan pretende ainda investir na experiência do cliente e no avanço do e-commerce e dos serviços de entregas de produtos. “Em 2023 temos um grande desafio, já que fizemos uma aquisição recente e precisamos transformar essas ações de supermercado em atacarejo”, revela.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn     ,      Instagram      e      Facebook


 
COMPARTILHAR
TAGS:flex atacarejo, redução dos preços, volume de vendas, aatacarejos
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock AtacarejoExpansão

Galeria de lojas e ampliação de serviços são a aposta da vez para os atacarejos

Natural da TerraVarejo Alimentar

Hortifruti Natural da Terra cresce 112% na venda de sorvetes

Inauguração TriMais SuperatacadoExpansão

TriMais Superatacado investe R$ 40 milhões e amplia sua presença em São Paulo

Lançamento Verstcasa pelo Grupo PereiraSortimento

Grupo Pereira fecha parceria com loja de utilidades e amplia portfólio de bazar em atacarejo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados