Rede aguarda oportunidade para operação de IPO e quer chegar a 110 unidades

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Reportagem SA+ -

Para este ano, a expectativa é atingir 30 lojas

Foto: Divulgação

A rede St. Marche inaugura sua 27ª unidade hoje (29/09) e quer chegar a 30 lojas até o final do ano, enquanto aguarda a oportunidade para dar continuidade ao seu plano de IPO (Oferta Inicial de Ações). A meta da empresa é chegar a 45 unidades em dois anos em meio, mas esse número pode ser ampliado para 110 se conseguir realizar o IPO.

A empresa, que é controlada pelo fundo de investimentos L. Catterton, afirma que tem sustentado seu ritmo atual de crescimento com caixa próprio. Desde 2021, acrescenta à rede de quatro a cinco lojas por ano e, em dezembro, terá acumulado um crescimento de praticamente 50% no período de dois anos.

De acordo com Bernardo Ouro Preto, CEO do St. Marche, apesar de uma expansão modesta, ela está em linha com o tamanho da companhia e ressalta que não cresce mais porque quer manter a proximidade com o cliente e não perder cultura da empresa.

O Centro de Distribuição da companhia, localizado na cidade de Jandira (SP), suporta mais um ano de expansão da empresa, até 35 lojas a cerca de 100 quilômetros de São Paulo, como é o caso da cidade de Campinas. Esse ano a mais de crescimento coincide com o período em que o executivo estima que o mercado possa estar mais favorável para IPOs em geral.

Para Ouro Preto, independente de quem for o presidente em 2023, o Brasil vai crescer e o IPO pode acontecer entre final de 2023 e início de 2024. Caso a oferta não aconteça nesse prazo, as 110 lojas pretendidas e a ampliação do centro de distribuição não saem do radar, mas virão de forma mais lenta.

Não está nos planos da rede expansão além de 100 quilômetros de São Paulo. Ouro Preto ressalta que os novos pontos comerciais são escolhidos por meio de dados que indiquem regiões com públicos de comportamento de compras similares ao de lojas maduras da rede. Assim, ainda é complexo para a empresa prospectar crescimento em outros Estados, já que os hábitos de consumo mudam de uma região para outra, ainda que a varejista mire as mesmas faixas da população, no caso, as classes A e B.

O executivo destaca três pontos fundamentais para garantir o sucesso da rede: qualidade dos produtos perecíveis, atendimento e inovação no oferecimento de linhas de produto e locais de experiência do cliente.

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Fonte: O Estado de S.Paulo

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