SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Omnicanalidade na prática: Como ganhar eficiência e aprimorar a experiência do cliente

01/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Realidade Aumentada Tecnologia Varejo Augmented Reality

Realidade aumentada: conheça os benefícios para o varejo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 29/08/2018

Melhorar a experiência de compra, elevar vendas, estreitar laços entre marca e consumidor, fidelizar clientes, antecipar decisões de consumo, agilizar processos de compra e trazer o consumidor digital para o ambiente físico. Essas são algumas da possibilidades proporcionadas ao varejo pelo uso da realidade aumentada (AR, na sigla em inglês), tecnologia capaz de permitir que o mundo virtual se misture ao ambiente real

Um artigo publicado recentemente na Harvard Business Review mostra que mais de 30% dos executivos das áreas de Varejo e Tecnologia da Informação pretendem investir em ações de AR até 2020. O interesse se justifica. Pelos cálculos do IDC  (International Data Corporation), varejistas que utilizarem AR nas empresas aumentarão em 20% os níveis de satisfação dos clientes e em 15% a produtividade dos colaboradores.

Em termos práticos, por meio de software ou de um aplicativo, a tecnologia de realidade aumentada interpreta sinais vindos de um objeto real. E se você ainda tem dúvidas sobre a efetividade do recurso, basta pensar na seguinte situação do cotidiano: surge um convite de última hora para um evento e você precisa encontrar uma roupa para ir, mas está sem tempo para experimentar diversas peças na hora da compra. Seria bom se existisse uma maneira de diminuir o tempo gasto nessa tarefa, concorda? A AR permite, por exemplo, equipar a loja com um espelho interativo, em que você consegue testar os looks sem precisar realmente experimentar as roupas.

“Estamos em um momento no qual diferentes canais de consumo convergem com o objetivo de proporcionar uma experiência única ao consumidor. Ao considerarmos o fato de as pessoas estarem cada vez mais em busca de agilidade nas tarefas do dia a dia, fica mais fácil entender por quê as lojas físicas estão em pleno processo de transformação, incorporando  recursos digitais e novas tecnologias aos seus processos”, analisa Renato Gangoni, CEO da Spin Design , multinacional brasileira que transforma processos corporativos e padrões mentais em mapas visuais.

Desenvolvimento e preparação de talentos

Outro importante benefício da utilização da realidade aumentada é melhorar a performance dos colaboradores. Por meio de aspectos virtuais é possível simular situações reais do cotidiano de uma loja. “Os ambientes digitais permitem vivenciar situações diárias de um jeito seguro, controlado e pedagógico. Outro ponto positivo é ter a oportunidade de conhecer os produtos e suas especificações técnicas de maneira ágil e fluida. Assim, sobra tempo para pensar na qualidade do atendimento ao cliente", conta o CEO da Spin Design. "Também há chance de treinar um grande número de funcionários sem a necessidade de investir muito em tempo, deslocamento e outros recursos. Ou seja, a AR é uma alternativa interessante de aprendizagem, motivação, engajamento e imersão na marca – o que contribui para fortalecer o diferencial competitivo no mercado”, completa Renato Gangoni

COMPARTILHAR
TAGS:Realidade Aumentada, Tecnologia, Varejo, Augmented Reality
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

MercadonaImersão

Ao transferir conhecimento a fornecedores, varejista impulsiona colaboração na prática

Loja dentro da Loja CafésTecnologia

JDE aumenta em 45% as vendas com reformulação do digital e foco em dados regionais

Adobe Stock tecnologia supermercado gôndolaTecnologia

Inovação foi responsável por mais da metade do aporte bilionário da indústria de alimentos em 2024

Missão Lisboa 2025Varejo Internacional

Como liderar o varejo com marca própria e estratégias personalizadas para o público-alvo

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados