ÚLTIMAS NOTÍCIAS
22/11/2025
Realidade aumentada: conheça os benefícios para o varejo
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 29/08/2018
Melhorar a experiência de compra, elevar vendas, estreitar laços entre marca e consumidor, fidelizar clientes, antecipar decisões de consumo, agilizar processos de compra e trazer o consumidor digital para o ambiente físico. Essas são algumas da possibilidades proporcionadas ao varejo pelo uso da realidade aumentada (AR, na sigla em inglês), tecnologia capaz de permitir que o mundo virtual se misture ao ambiente real.
Um artigo publicado recentemente na Harvard Business Review mostra que mais de 30% dos executivos das áreas de Varejo e Tecnologia da Informação pretendem investir em ações de AR até 2020. O interesse se justifica. Pelos cálculos do IDC (International Data Corporation), varejistas que utilizarem AR nas empresas aumentarão em 20% os níveis de satisfação dos clientes e em 15% a produtividade dos colaboradores.
Em termos práticos, por meio de software ou de um aplicativo, a tecnologia de realidade aumentada interpreta sinais vindos de um objeto real. E se você ainda tem dúvidas sobre a efetividade do recurso, basta pensar na seguinte situação do cotidiano: surge um convite de última hora para um evento e você precisa encontrar uma roupa para ir, mas está sem tempo para experimentar diversas peças na hora da compra. Seria bom se existisse uma maneira de diminuir o tempo gasto nessa tarefa, concorda? A AR permite, por exemplo, equipar a loja com um espelho interativo, em que você consegue testar os looks sem precisar realmente experimentar as roupas.
“Estamos em um momento no qual diferentes canais de consumo convergem com o objetivo de proporcionar uma experiência única ao consumidor. Ao considerarmos o fato de as pessoas estarem cada vez mais em busca de agilidade nas tarefas do dia a dia, fica mais fácil entender por quê as lojas físicas estão em pleno processo de transformação, incorporando recursos digitais e novas tecnologias aos seus processos”, analisa Renato Gangoni, CEO da Spin Design , multinacional brasileira que transforma processos corporativos e padrões mentais em mapas visuais.
Desenvolvimento e preparação de talentos
Outro importante benefício da utilização da realidade aumentada é melhorar a performance dos colaboradores. Por meio de aspectos virtuais é possível simular situações reais do cotidiano de uma loja. “Os ambientes digitais permitem vivenciar situações diárias de um jeito seguro, controlado e pedagógico. Outro ponto positivo é ter a oportunidade de conhecer os produtos e suas especificações técnicas de maneira ágil e fluida. Assim, sobra tempo para pensar na qualidade do atendimento ao cliente", conta o CEO da Spin Design. "Também há chance de treinar um grande número de funcionários sem a necessidade de investir muito em tempo, deslocamento e outros recursos. Ou seja, a AR é uma alternativa interessante de aprendizagem, motivação, engajamento e imersão na marca – o que contribui para fortalecer o diferencial competitivo no mercado”, completa Renato Gangoni
Notícias relacionadas
Varejo AlimentarVarejo entra no último trimestre com novo padrão de consumo se estabelecendo
IndústriaQualy aposta em IA para estreitar relação com consumidores no WhatsApp
SoluçãoBonanza Supermercados recupera R$ 2,2 milhões em vendas com tecnologia de gestão e redução de ruptura
Indústria







