SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Itaú Consumo Turismo Comportamento

Reabertura do comércio pode levar consumidor a gastar menos em supermercados

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 21/09/2021

Foto: istock

Não há dúvida que o comportamento do consumidor mudou muito durante a pandemia do Covid-19, e muitos planos, como viagens e casamentos tiveram que ser adiados por conta do isolamento social. Agora, com a reabertura do comércio e do setor de serviços esses desejos devem voltar a fazer parte da rotina dos consumidores, o que pode significar menos dinheiro para o consumo em supermercados. Ou seja, aumenta a concorrência pelo share of wallet do consumidor. 

[noticiasRelacionadas]

A terceira Análise do Comportamento de Consumo do Itaú Unibanco mostra que o consumo  em bares, cinemas e parques, os gastos com combustíveis e pedágios e até as multas de trânsito voltaram a crescer. O estudo referente ao segundo trimestre do ano mostra ainda que que segmentos, como o de viagens e hotelaria, também estão em aquecimento, indicando que o brasileiro está retomando a rotina, ainda que de forma diferente.
Outro destaque do levantamento e que as compras online entraram na rotina de muitos brasileiros e se mantêm em um patamar significativo: 21,1% das aquisições foram realizadas nesta modalidade. O valor transacionado no consumo online no segundo trimestre do ano teve um crescimento de 43,2%, na comparação com igual período de 2020.

Entre as compras online, sobressaem os setores de saúde, bem-estar e veterinários: o crescimento foi de 97,3% na comparação com igual período de 2020. Já em relação ao mesmo intervalo de 2020 ante 2019, o aumento foi de 55,6%. Além de alimentação, que apontou um salto: de 38,2% ante 2020 e de 516,7% na comparação do segundo trimestre de 2020 com mesmo intervalo de 2019.

Análise do Comportamento de Consumo do Itaú Unibanco mostra que o setor de turismo, que teve queda de 90% no faturamento no pior momento da pandemia, está entre os ramos que iniciam um processo de retomada, com crescimento de 257,3% no segundo trimestre de 2021, na comparação com o mesmo período de 2020. Também chama a atenção o setor de casamentos. Se em 2020 os planos dos noivos foram frustrados, em 2021 as pessoas estão saindo do isolamento para o altar. A celebração voltou a ser destaque, mesmo que de forma adaptada às novas condições sanitárias. 

Com o relaxamento das medidas de isolamento social, as compras físicas  voltaram a crescer e representaram 78,9% das transações, contra 21,1% no online. Na comparação com igual intervalo do ano anterior, houve um crescimento de 47,2% nas compras efetuadas no ambiente físico, e 43,2% no online – em faturamento. No ambiente físico, os segmentos que apresentaram maior crescimento no segundo trimestre de 2021 foram os atacadistas – com um aumento de 35,4% ante 2020 e lojas de materiais de construção – com elevação de 31,6% na comparação com 2020.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                       LinkedIn                                                                      ,                                                                      Instagram                                                                      e                                                                      Facebook    

COMPARTILHAR
TAGS:Itaú, Consumo, Turismo, Comportamento
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Consumidor em frente gôndola de refrigerados em supermercadoExperiência do Cliente

Pesquisa aponta: estamos na era de como você vende e não de o que você vende

Consumo de ovo classe D e EClasses D e E

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Natural da TerraVarejo Alimentar

Hortifruti Natural da Terra cresce 112% na venda de sorvetes

Adobe StockGeração Z

Veja como as estratégias de trade marketing são impactadas pela Geração Z

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados