ÚLTIMAS NOTÍCIAS
02/06/2025
Quinta maior? Compra de 16 lojas do Makro vai adicionar R$1,2 bilhão ao faturamento do Muffato
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 30/01/2023
Loja do Max Atacadista, bandeira de atacarejo do Grupo Muffato, em Ourinhos, São Paulo (Divulgação)
Na última semana, o Grupo Muffato comunicou ao mercado a aquisição de 16 lojas do Grupo Makro Brasil. Todas as operações estão localizadas em São Paulo, ampliando sua presença geográfica no Estado.
Considerando que o faturamento dessas lojas é de R$1,2 bilhão, de acordo com levantamento da Varejo 360 , somente a aquisição já aumentaria o faturamento total do Grupo de quase R$10,6 bilhões (dados de 2021) para R$11,8 bilhões. Isso sem contabilizar o crescimento orgânico, já que em 2022 foram abertas nove novas lojas, englobando todos os formatos de atuação da empresa.
[noticiasRelacionadas]
Dessa forma, de acordo com cálculos da SA Varejo , tendo como base os dados da Varejo 360, há uma possibilidade do Grupo Muffato subir no ranking das maiores de empresas do varejo alimentar, indo da sexta para a quinta posição, hoje ocupada pelo Supermercados BH , com R$11,1 bilhões aproximadamente. A questão é que a varejista mineira fez algumas aquisições e aberturas, devendo aumentar também seu faturamento. Portanto é só uma especulação por ora.
O fato é que no Estado de São Paulo a participação do Grupo Muffato amplia consideravelmente. Segundo a Varejo 360, com a aquisição de 16 lojas do Makro, o Grupo Muffato deve atingir faturamento de R$ 3,3 bilhões somente em São Paulo, tornando-se a 9º maior varejista em faturamento no Estado.
Ainda de acordo com a consultoria, as lojas adquiridas representaram 66,5% das vendas do Makro em 2022 no Estado de São Paulo e são as que tiveram melhor desempenho. As 16 unidades agora do Grupo Muffato cresceram 10,3% de 2021 para 2022, enquanto as 8 lojas que não entraram na negociação tiveram queda de 3,7%.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Ao transferir conhecimento a fornecedores, varejista impulsiona colaboração na prática

Inovação foi responsável por mais da metade do aporte bilionário da indústria de alimentos em 2024

Como liderar o varejo com marca própria e estratégias personalizadas para o público-alvo
