ÚLTIMAS NOTÍCIAS
16/07/2025
Quatro passos para acertar no sortimento de alimentos prontos
RC
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 15/09/2021
Foto: Ciete Silvério
Confira as recomendações da Connect Shopper para trabalhar melhor a seção de alimentos prontos, oferecendo um sortimento de resultados:
01 SHOPPER
- Conhecer a fundo o shopper-alvo: perfil, suas necessidades, hábitos de consumo
- Considerar os atributos relevantes ao shopper para atração e conversão da categoria e de seus diferentes segmentos
- Conhecer a hierarquia de escolha do shopper (árvore de decisão) para segmentar a categoria, qualificar o mix e definir a melhor exposição
02 CATEGORIA
- Analisar a categoria/segmentos do ponto de vista de tendência ou não de consumo, benefícios adicionais ao consumidor, incremento do giro e da rentabilidade da empresa, entre outros pontos
- Ter clareza da estratégia da categoria para gerar margem, tráfego, aumento do tíquete médio, etc.
- A estratégia influencia a localização, o espaço da categoria na gôndola, a ordenação dos produtos nas prateleiras, por onde e como abrir o fluxo
03 PROCESSO
- Aplicar e desdobrar a estratégia da categoria em todos os Ps – produto, preço, publicidade, promoção, prateleira, planograma, pessoas, propósito e proteção (segurança)
04 RENOVAÇÃO
- Ajustar o sortimento com regularidade, definindo a periodicidade a partir do grau de inovação da categoria
- Definido o perfil do sortimento (segmentos, versões, número de SKUs), criar a regra Entra 1 Sai 1. Para isso, realizar análise ponderada de vendas em valor, volume, rentabilidade, giro, presença em cupom e contribuição para o resultado
Leia também:
Segmento de alimentos prontos está cada vez mais amplo e desafiador para sua loja
Rede Confiança revisou espaço e sortimento dos alimentos prontos saudáveis
Notícias relacionadas
Aquisição da Gran Mestri marca avanço da Aurora Coop no setor de lácteos premium

Gerenciamento por categorias poderá alcançar um novo capítulo no Brasil

Supermercado online aposta em perecíveis e vai dobrar sua capacidade logística
