17/02/2025
Quatro adaptações dos supermercados portugueses durante a pandemia
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 30/03/2020
No Brasil e em quase todo o mundo, o varejo alimentar precisou agir rápido para se adaptar às mudanças no comportamento do público geradas pela pandemia de Covid-19. Não foi diferente em Portugal, onde neste momento registram-se mais de 6.400 casos com 140 mortes.
[noticiasRelacionadas]
"Face a esta pandemia, existem várias medidas a tomar para controlar a corrida da população aos supermercados e garantir uma boa operação", destaca Miguel Murta Cardoso, CEO da rede Compracá – Supermercados de Proximidade e ex-consultor sênior de varejo. "Se não houver limitações, as lojas ficarão lotadas e desorganizadas. E isso criará insatisfação nos nossos clientes", completa o executivo.
O CEO comenta quatro adaptações que podem ser implementadas pelo setor neste momento:
1. Contratação de pessoal extra
"Se for possível, a contratação de pessoal adicional será muito útil para a reposição dos produtos. Muitos produtos vão desaparecer das prateleiras e ficar em rutura de um segundo para o outro. O ritmo será bastante mais elevado que o habitual e a sua equipe deverá estar ajustada ao nível de procura normal. Ou seja, um reforço neste momento fará toda a diferença para conseguir maximizar as vendas e garantir a satisfação do máximo de clientes. Uma das maiores razões de reclamação dos clientes tem sido a incapacidade de comprar toda a sua lista de compras num só estabelecimento."
2. Mudança de horários
"Caso não seja possível contratar pessoal adicional, a melhor opção seria trabalhar em horários reduzidos. Por exemplo, se a loja antes abria das 8h às 20h, deveria agora funcionar das 9h às 19h. Se mesmo assim não for suficiente, poderá ainda encerrar a loja na hora do almoço. Aproveite esse horário para repor mercadorias e dar um descanso às suas equipes, que têm sido imparáveis nesse momento."
3. Limitação de clientes
"Em Portugal, a limitação de clientes por loja é lei. Enquanto no Brasil ainda não é, você mesmo pode começar a implementar essa restrição. Os clientes entendem que é para sua própria segurança, e fica muito mais fácil manter a loja organizada e com os produtos à disposição."
4. Fechar para repor mercadoria
"Dependendo do tipo de supermercado em questão, uma medida que poderá também ser muito útil é encerrar as portas por alguns minutos para colocar 100% da equipe a fazer uma reposição rápida de toda a mercadoria que chegou do centro de distribuição. Mais uma vez, os clientes vão entender que é para o seu bem, podendo até dar uma explicação de que desta forma vão encontrar os produtos que procuram."
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

Super e hipermercados cresceram 5,2% real em 2024

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Grupo Nova Era inaugura escola infantil para filhos de colaboradores
