Quase metade dos brasileiros realiza compras de supermercado por canais digitais
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/04/2024
![e-commerce](https://cdn.samaisvarejo.com.br/portal/image/1714070549546-e-commerce.jpeg)
Com a pandemia, consumidores passaram a realizar mais compras pelos canais digitais, e mesmo após quatro anos desde o início da crise sanitária, essa tendência permanece. Para se ter uma ideia, 47% dos clientes optam por adquirir bens de consumo no varejo online e 25% afirma realizar esse tipo de compra com frequência diária (5%) ou semanal (18%).
A periodicidade mensal é de 41%, e 72% declaram a intenção de aumentar seu consumo no ambiente online em 2024, enquanto 27% planejam manter o ritmo do ano passado.
Os dados fazem parte do levantamento realizado pela Neogrid em parceria com o Opinion Box, e demonstram também que os principais motivos que levam os consumidores a fazerem compras de bens de consumo pela internet são o preço e a conveniência.
Para Robson Munhoz, diretor de Costumer Success da Neogrid, afirma que varejistas precisam continuar se adaptando a essa tendência, mesmo que 52% dos consumidores ainda preferem se deslocar até as lojas físicas.
"A pandemia foi o ponto de virada para as compras de supermercado no varejo online, que hoje ocupam quase a mesma proporção das lojas físicas tradicionais", analisa o executivo. “Isso significa que os supermercados que não se adaptarem à nova realidade do consumidor e ter o produto disponível, evitando ruptura, vão acabar perdendo a preferência do público”.
Notícias relacionadas
![Inflação e cesta básico em supermercado](https://cdn.samaisvarejo.com.br/portal/image/1721392888099-supermercado_inflacao_cesta_basica.jpeg)
Manaus e Curitiba são as capitais com maior alta da cesta básica
![Adobe Stock - Atacarejo](https://cdn.samaisvarejo.com.br/portal/image/1721225022312-adobe-stock-atacarejo.jpeg)
Atacarejos apresentam alta de 13% nas vendas em valor
![Adobe Stock](https://cdn.samaisvarejo.com.br/portal/image/1720623424836-adobe-stock.jpeg)
Vendas nos supermercados e hipermercados têm queda de 1,2% no 1º semestre
![Mulher checkout adobe stock](https://cdn.samaisvarejo.com.br/portal/image/1716484391137-mulher-checkout-adobe-stock.jpeg)
Varejistas que usam cashback conseguem obter um gasto por shopper 85% maior
Comentários
Envie seu comentário
![Logo Cinva](/cinva.png)
© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados