SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Consumer Scan fidelização relacionamento

Quase 70% dos brasileiros gastam mais em estabelecimentos com programas de fidelidade

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 24/01/2023

Foto: Stock Adobe

Os programas de fidelização e relacionamento tem atraído cada vez mais consumidores. De acordo com o Consumer Scan 2020, pesquisa de análise do perfil do consumidor realizada pela BrandLoyalty, quase 70% dos brasileiros gastam mais em estabelecimentos com programas de fidelidade. Além disso, mais de 80% têm um sentimento positivo sobre campanhas com colecionáveis, o que gera maior adesão a estratégias. 

[noticiasRelacionadas]

De acordo com Lucas Palombo, CEO da BrandLoyalty, líder nacional e global em estratégias de fidelidade, investir em estratégias de relacionamento ou fidelidade pode ser uma boa opção para aumentar as vendas e a escolha do cliente pelo comércio. Mas qual a diferença entre programas de relacionamento e fidelidade? 

“Ao criar um canal para solicitar o cadastro, captar os dados do consumidor e se comunicar com ele, muitas companhias acreditam que estão gerando fidelidade. Porém, na verdade estão apenas gerando relacionamento. A fidelidade vem quando você consegue mudar o comportamento do consumidor ao ponto de fazê-lo priorizar e se dedicar a uma marca/ varejista, ou seja, colocando a marca sempre como primeira opção mesmo quando não é a alternativa mais conveniente”, explica.

O executivo lembra que existem diversas ações de relacionamento como e-mails de desconto, dual price (preços diferentes nos diversos varejistas), campanhas de sorteios, entre outras. Porém, são ações e ativações pontuais que não mudam o comportamento do consumidor a longo prazo.  

Programas de fidelidade bem construídos têm o poder de ser o fator determinante na decisão do consumidor. Esse movimento está diretamente vinculado a dois fatores: primeiro, saber mensurar, calcular e estabelecer critérios para o esforço exato que o consumidor terá de fazer para ser recompensado. De forma que o resultado de vendas seja positivo e relevante, mas que o desafio proposto ao consumidor seja na medida certa para que ele se conecte emocionalmente com a dinâmica. O segundo fator é a recompensa, o cliente quer ter a certeza de que será recompensado, que só depende dele, e que o prêmio vale o esforço.  

De acordo com a BrandLoyalty, uma campanha de fidelidade pode não ter custo algum para clientes com um bom fluxo de caixa. É exigido um investimento inicial, que é rapidamente coberto pelo ROI (retorno sobre o investimento), que é previsto antes mesmo da campanha ter início.

Segundo Palombo, para criar um programa de fidelidade bem sucedido é necessário entender o comportamento do consumidor geral e específico de cada varejista, levando em consideração também as condições de investimento. Além dos programas de fidelidade com selos de desconto ou moedas digitais, existem também outras dinâmicas, como o chamado Break Even, um modelo no qual o varejista tem 100% da campanha paga pelo consumidor final diretamente. Esse formato traz um incremento de vendas inferior às campanhas de fidelidade, mas ainda assim, é uma ferramenta de fidelização e marketing, que pode gerar resultados interessantes para os varejistas. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn     ,       Instagram       e       Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Consumer Scan, fidelização, relacionamento
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mundo Bebê - Pague MenosPague Menos

Pague Menos aposta em festivais para impulsionar faturamento

St Marche e GBarbosa inovam seus programas de fidelidadeEstratégias

St Marche e GBarbosa inovam seus programas de fidelidade

Grandes varejistas ampliam receitas com serviços financeirosVarejo Financeiro

Grandes varejistas ampliam receitas com serviços financeiros

Setor supermercadista registra alta de 30% na Black Friday 2024Black Friday no Varejo

Setor supermercadista registra alta de 30% na Black Friday 2024

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados