SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Zinklar Mulheres no varejo Justiceiras Gabriela Manssur

Quase 50% das mulheres já sofreram assédio no trabalho

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 04/04/2023

Foto: Divulgação

Pesquisa realizada pela Zinklar, plataforma de pesquisas de mercado, em parceria com o Instituto Mulheres do Varejo, que entrevistaram online 212 mulheres que trabalham no ecossistema ligado ao varejo e de todas as classes sociais, mostra que cerca de 70% das entrevistadas afirmaram já terem sofrido assédio moral (37%) e sexual (31%).

[noticiasRelacionadas]

Os resultados comprovam o que muitas mulheres já sabem: a falta de apoio no ambiente corporativo. 46% das mulheres que sofreram assédio no trabalho disseram não ter percebido nenhuma ação concreta quando delataram o agressor e o pior, 23% das mulheres disseram ter sido desligadas depois da denúncia.

Atenta a este tema o Instituto Mulheres do Varejo se uniu ao Projeto Justiceiras para lançar um canal de denúncias que não estará ligado a nenhuma empresa, deixando as mulheres mais confortáveis para relatar as agressões.

“Em nossas rodas de conversa sempre ouvimos casos de assédio e afirmações de mulheres dizendo que não têm coragem de relatar ao RH ou a algum canal de denúncia interno, pois têm medo de retaliações ou medo de demissões. Por isso, resolvemos abrir um canal isento, pois empresas que apoiam o assédio não são empresas em que queremos trabalhar”, diz Sandra Takata, presidente do Instituto Mulheres do Varejo.

Segundo Gabriela Manssur, fundadora do Projeto Justiceiras, a presença feminina no mercado de trabalho representa aproximadamente 52%. No varejo, as mulheres também ocupam metade dos espaços. “Se a cada três mulheres, uma sofre algum tipo de violência, certamente, as mulheres do varejo também podem ser vítimas. A parceria tem como objetivo dar as mãos para essas mulheres e protegê-las de toda forma de violência contra a mulher”, afirma.

Segundo o levantamento, 40% das entrevistadas disseram que a empresa onde trabalham possui canal de denúncia e 45% disseram que não. Quando perguntadas se sentem confortáveis e confiam em realizar alguma denúncia, 62% disseram que sim, acreditam que tomarão as medidas necessárias mantendo sigilo sobre meu nome e 24% acreditam que não dará em nada.

O canal de denúncia começa funcionar em maio e as mulheres que atuam no ecossistema do varejo (varejo, indústria, fornecedores de soluções para o varejo, empresas de pesquisa ligadas ao varejo e distribuidores) poderão acessar o site www.mulheresdovarejo.com.br para relatar o seu caso. Todos os casos serão avaliados pelo Projeto Justiceiras que tem o canal direto com o Ministério Público.

Os varejistas também poderão ser parceiros do Instituto e poderão receber treinamentos sobre o tema e usar o canal como meio, para que suas colaboradoras se sintam confortáveis.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  ,   Instagram   e   Facebook 

COMPARTILHAR
TAGS:Zinklar, Mulheres no varejo, Justiceiras, Gabriela Manssur
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Vendas nos super e hipermercados crescemFaturamento

Super e hipermercados cresceram 5,2% real em 2024

Consumo de ovo classe D e EClasses D e E

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados