SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Cultura Organizacional Propósito da Empresa Smollan iTrade

Qual o propósito da sua empresa?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 13/11/2020

Por muito tempo se acreditou que as pessoas só trabalhavam pelo dinheiro e que apenas o salário ao final do mês já satisfazia os funcionários e os mantinha engajados. Hoje, é sabido que isso não é suficiente: cresce a certeza de que o trabalho deve ser uma atividade prazerosa, realizada em ambiente agradável. Se a sua empresa ainda não atentou para esses fatores, saiba que é hora de criar uma cultura organizacional.

[noticiasRelacionadas]

É o que recomenda Stenio Souza, CEO da Smollan iTrade , empresa internacional de soluções para o varejo. "Diante desse cenário, é mandatório que as empresas criem uma identidade organizacional forte e capaz de manter todos os funcionários motivados, pois se não o fizerem, provavelmente estarão fadadas ao fracasso", analisa. 

Como criar uma cultura organizacional

Mas o que forma a cultura de uma empesa? Ele explica que é o conjunto de valores, crenças e propósitos que definem o modo como a organização conduz seus negócios. A base não está somente nos conceitos, mas nos valores, objetivos e também nos comportamentos apresentados pelos seus colaboradores no dia a dia.

Essa construção, pondera Stenio Souza, não é feita de uma hora para outra, mas no dia a dia, nas estratégias de como passá-la para os funcionários, no diálogo, nas ações. Alguns exemplos citados por ele para fazer com que os colaboradores captem a essência da empresa e a apliquem na sua rotina são: garantir uma comunicação clara com todos os colaboradores sobre seus valores, estratégias e objetivo e  ter canais de diálogo constantes e abertos com a liderança. "Além disso, é muito importante que as tomadas de decisões, o comportamento dos líderes, o respeito às normas e políticas e as conversas com os colaboradores sejam sempre alinhadas à cultura, pois ela deve ser vivida, e não apenas falada", afirma.

E por que isso é tão vital para o funcionamento de uma organização? O CEO da Smollan iTrade responde: colaboradores desmotivados passam a render menos e0 a gerar um clima de mais individualidade e menos equipe, o que aumenta a competitividade de uma forma negativa e faz com que as pessoas busquem oportunidades melhores em outras empresas.

Para garantir que a cultura seja implementada e seguida, é necessário que haja colaboração entre os funcionários e a valorização individual, comportamentos baseados nos valores organizacionais, cultura de desenvolvimento, tomadas de decisões em conjunto, integridade e ética, empoderamento dos funcionários e seguranças em momentos de incertezas como o que estamos atravessando.

"Todos sabemos que as empresas têm um grande impacto no funcionamento da sociedade e, para que elas possam fazer transformações no mundo exterior e levantar bandeiras de sustentabilidade, diversidade ou qualquer outra causa social, é importantíssimo que o interior esteja organizado. Com isso, cada colaborador poderá ser uma voz importante tanto dentro, quanto fora do ambiente de trabalho", completa Stenio Souza.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:     LinkedIn    ,    Instagram    e    Facebook    !

COMPARTILHAR
TAGS:Cultura Organizacional, Propósito da Empresa, Smollan iTrade
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Implementação da Diretoria de Felicidade transforma o Grupo HEINEKENGrupo Heineken

Implementação da Diretoria de Felicidade transforma o Grupo HEINEKEN

7 dicas de Alexandre SlivnikEngajamento de Equipes

7 estratégias para alinhar sua equipe com o propósito da empresa

Carla Martins vice-presidente do SERACCultura Organizacional

Cultura organizacional supera estratégia nos momentos de crise, afirma executiva

Ex-vice-presidente da Nestlé assume posto de CEO da TirolezTirolez

Ex-vice-presidente da Nestlé assume posto de CEO da Tirolez

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados