Propósito muda a relação das empresas com consumidores

Avaliação:

(1 Avaliação)

Reportagem SA+ -

É o que confirma pesquisa da InPress Porter Novelli. E esse valor é reconhecido por cinco atributos. Saiba quais são

Foto: Freepik

Se você acha que é só retórica, está correndo um sério risco de perder consumidores num futuro próximo. Propósito é algo tão importante para o seu negócio quanto um posicionamento claro de mercado. Esse atributo ganha cada vez mais importância no critério de decisão do consumidor por empresas e marcas e também na atração e retenção de talentos.

Uma ampla pesquisa da InPress Porter Novelli sobre o tema identificou seu impacto no relacionamento dos consumidores com as companhias e suas linhas de produtos. O levantamento foi feito em duas etapas. Na primeira foram ouvidas 1.495 pessoas e, na segunda, 2.495.

74% dos consumidores afirmam que costumam pesquisar sobre o que as marcas que consomem fazem pela sociedade

Propósito de acordo com o estudo

Trata-se de um valor que transcende os interesses do negócio. Refere-se à contribuição da marca às pessoas e ao planeta

É reconhecido por cinco atributos. São eles:

1. Contribuição social
Produtos e serviços da empresa têm impacto positivo na sociedade, contribuindo para o bem-estar e desenvolvimento social no longo prazo

2. Defesa de causas
A companhia se coloca e age a favor de ideais e fatores de transformação importantes para a sociedade

3. Solidariedade
Contribui com recursos financeiros e materiais para ajudar a solucionar ou amenizar problemas da sociedade

4. Cuidado com as comunidades
Atua de forma responsável para preservar e proteger a saúde e segurança das comunidades locais

5. Cuidado com o meio ambiente
Toma medidas para proteger os recursos e a natureza e reduzir o impacto ambiental negativo

O que os consumidores esperam das empresas e marcas

80% acreditam em empresas quando elas afirmam ter um propósito além de lucrar e de vender seus produtos

84% perdoariam um eventual erro de uma empresa que sempre se comportou de forma ética e responsável

76% dizem perceber quando uma empresa age de forma contrária a seu propósito e valores

88% preferem comprar de empresas que defendem algo maior do que seus produtos e serviços

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade