SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Propósito Gestão Governança Clima Organizacional Relacionamento

Propósito muda a relação das empresas com consumidores

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 18/10/2021

Foto: Freepik

Se você acha que é só retórica, está correndo um sério risco de perder consumidores num futuro próximo. Propósito é algo tão importante para o seu negócio quanto um posicionamento claro de mercado. Esse atributo ganha cada vez mais importância no critério de decisão do consumidor por empresas e marcas e também na atração e retenção de talentos.

[noticiasRelacionadas]

Uma ampla pesquisa da InPress Porter Novelli sobre o tema identificou seu impacto no relacionamento dos consumidores com as companhias e suas linhas de produtos. O levantamento foi feito em duas etapas. Na primeira foram ouvidas 1.495 pessoas e, na segunda, 2.495.

74% dos consumidores afirmam que costumam pesquisar sobre o que as marcas que consomem fazem pela sociedade

Propósito de acordo com o estudo

Trata-se de um valor que transcende os interesses do negócio. Refere-se à contribuição da marca às pessoas e ao planeta

É reconhecido por cinco atributos. São eles:

1. Contribuição social
Produtos e serviços da empresa têm impacto positivo na sociedade, contribuindo para o bem-estar e desenvolvimento social no longo prazo

2. Defesa de causas
A companhia se coloca e age a favor de ideais e fatores de transformação importantes para a sociedade

3. Solidariedade
Contribui com recursos financeiros e materiais para ajudar a solucionar ou amenizar problemas da sociedade

4. Cuidado com as comunidades
Atua de forma responsável para preservar e proteger a saúde e segurança das comunidades locais

5. Cuidado com o meio ambiente
Toma medidas para proteger os recursos e a natureza e reduzir o impacto ambiental negativo

O que os consumidores esperam das empresas e marcas

80% acreditam em empresas quando elas afirmam ter um propósito além de lucrar e de vender seus produtos

84% perdoariam um eventual erro de uma empresa que sempre se comportou de forma ética e responsável

76% dizem perceber quando uma empresa age de forma contrária a seu propósito e valores

88% preferem comprar de empresas que defendem algo maior do que seus produtos e serviços

COMPARTILHAR
TAGS:Propósito, Gestão, Governança, Clima Organizacional, Relacionamento
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

Adobe StockExperiência do Shopper

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados