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(1 Avaliação)Reportagem SA+ - 18/10/2021
É o que confirma pesquisa da InPress Porter Novelli. E esse valor é reconhecido por cinco atributos. Saiba quais são
Foto: Freepik
Se você acha que é só retórica, está correndo um sério risco de perder consumidores num futuro próximo. Propósito é algo tão importante para o seu negócio quanto um posicionamento claro de mercado. Esse atributo ganha cada vez mais importância no critério de decisão do consumidor por empresas e marcas e também na atração e retenção de talentos.
Uma ampla pesquisa da InPress Porter Novelli sobre o tema identificou seu impacto no relacionamento dos consumidores com as companhias e suas linhas de produtos. O levantamento foi feito em duas etapas. Na primeira foram ouvidas 1.495 pessoas e, na segunda, 2.495.
74% dos consumidores afirmam que costumam pesquisar sobre o que as marcas que consomem fazem pela sociedade
Propósito de acordo com o estudo
Trata-se de um valor que transcende os interesses do negócio. Refere-se à contribuição da marca às pessoas e ao planeta
É reconhecido por cinco atributos. São eles:
1. Contribuição social
Produtos e serviços da empresa têm impacto positivo na sociedade, contribuindo para o bem-estar e desenvolvimento social no longo prazo
2. Defesa de causas
A companhia se coloca e age a favor de ideais e fatores de transformação importantes para a sociedade
3. Solidariedade
Contribui com recursos financeiros e materiais para ajudar a solucionar ou amenizar problemas da sociedade
4. Cuidado com as comunidades
Atua de forma responsável para preservar e proteger a saúde e segurança das comunidades locais
5. Cuidado com o meio ambiente
Toma medidas para proteger os recursos e a natureza e reduzir o impacto ambiental negativo
O que os consumidores esperam das empresas e marcas
80% acreditam em empresas quando elas afirmam ter um propósito além de lucrar e de vender seus produtos
84% perdoariam um eventual erro de uma empresa que sempre se comportou de forma ética e responsável
76% dizem perceber quando uma empresa age de forma contrária a seu propósito e valores
88% preferem comprar de empresas que defendem algo maior do que seus produtos e serviços