SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Nova empresa de retail media já está em 14 redes varejistas com 700 telas e foco no uso estratégico de dados

16/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Sortimento Layout Execução Estratégia Varejo alimentar Posicionamento

Projeto de revitalização de sortimento aumenta vendas na rede Enxuto

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 13/01/2021

Fotos:Divulgação


A crise da Covid-19 foi marcada pela aceleração de tendências que vinham em curso. Uma delas é a alimentação saudável, que já tinha atraído a atenção da rede Enxuto , com 14 lojas no interior de São Paulo. Com a pandemia, o projeto de revitalização do mix nas categorias voltadas à saudabilidade ganhou maior impulso. “Sentimos a necessidade e até mesmo a obrigação de melhorar o portfólio de produtos para atendermos melhor as exigências do shopper”, comenta Waldir Bueno de Godoy Jr., gerente de inteligência comercial da varejista. O trabalho já está implementado em todas as unidades da varejista, com adaptações conforme o cluster de cada uma. Entenda o que foi feito.

[noticiasRelacionadas]

Análise de dados

Para identificar as tendências e produtos que poderiam ser incluídos no mix, a equipe do Enxuto buscou informações em diversas fontes e canais. “Visitamos, por exemplo, lojas especializadas em produtos voltados ao segmento, utilizamos matérias de revistas especializadas e ouvimos as indústrias interessadas em apresentar novas oportunidades e inovações. Também analisamos a performance de todas as categorias de saudáveis e dos fornecedores”, explica Godoy Jr. A partir dessas informações, a empresa:

  • Identificou oportunidades de desenvolver produtos que já constavam no sortimento
  • Conheceu os segmentos com melhores condições de ampliar o mix
  • Descobriu onde estavam os maiores gaps e, portanto, as oportunidades de revitalização

Com base em tudo isso, a empresa não apenas ampliou o número de novos fornecedores, como também aumentou o mix entre os parceiros já cadastrados.

Layout das lojas

Em algumas filiais, os produtos saudáveis ficam na frente dos hortifrútis e, em outras, na mercearia. A ideia, entretanto, é migrar todas para o primeiro modelo a partir do final deste mês.

Resultados alcançados

20% Aumento no número de SKUs nas categorias de saudáveis
520 Total de itens do sortimento nesses produtos
12% Aumento de vendas nas categorias com apelo à saudabilidade

Novo segmento em implantação

Uma nova oportunidade identificada pelo Enxuto é a de produtos voltados a quem pratica esporte, como itens à base de proteína, que substituem refeições antes e depois dos treinos. Alguns exemplos são fish snacks, carne de cabra e coquetéis não alcoólicos. Segundo o gerente de inteligência comercial, o Enxuto está no processo final de cadastro dos produtos que compõem esse segmento.

 

LEIA MATÉRIAS COMPLEMENTARES

2021 fortalecerá a casa como centro de consumo das famílias: execução, sortimento e proposta de valor precisam mudar. E já

Por que conhecer o cliente a fundo e ter um posicionamento claro são as armas mais efetivas para prosperar no longo prazo?

Saiba como o Barbosa Supermercados traduziu novos hábitos do consumidor em sortimento e execução em suas lojas

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                         LinkedIn                         ,                        Instagram                        e                        Facebook                        !

 

COMPARTILHAR
TAGS:Sortimento, Layout, Execução, Estratégia, Varejo alimentar, Posicionamento, Varejo, Enxuto
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Vendas nos super e hipermercados crescemFaturamento

Super e hipermercados cresceram 5,2% real em 2024

Consumo de ovo classe D e EClasses D e E

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Natural da TerraVarejo Alimentar

Hortifruti Natural da Terra cresce 112% na venda de sorvetes

Grupo Nova Era -  EscolaEducação Corporativa

Grupo Nova Era inaugura escola infantil para filhos de colaboradores

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados