Prévia do Natal, Dia das Crianças terá crescimento de vendas
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 10/10/2018
Em um ano atípico, com recuperação lenta da economia e muitas incertezas com o processo eleitoral, o setor varejista ainda reluta em apostar no crescimento das vendas no último trimestre, o mais importante em termos sazonais. A boa notícia é que no Dia das Crianças, primeira data comemorativa do período, a expectativa é de elevação nas vendas.
A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) acredita em aumento médio de 3% no movimento das lojas da capital paulista na data, em relação ao mesmo período de 2017. “Como antecede o Natal, o Dia das Crianças equivale a um último grande termômetro antes do período natalino. Ainda que não tenha grande peso para o setor como um todo e seja voltado para os ramos de brinquedos, vestuário infantil e eletrônicos, se o Dia das Crianças vender bastante brinquedo é porque o comércio está mais aquecido, o que vai se refletir no Natal”, analisa Alencar Burti, presidente da ACSP.
E-commerce em alta
Uma pesquisa realizada pela Ebit em parceria com a Nielsen mostra que o comércio online pode ser muito beneficiado com o movimento de compras para o Dia das Crianças. O setor de e-commerce deve faturar R$ 1,9 bilhão na data sazonal, o que representará, caso se confirme, um crescimento de 9% na comparação com o mesmo período de 2017, quando as vendas foram de R$1,73 bilhão.
De acordo com as consultorias, o número de pedidos online deverá subir 8%, passando de 4,1 milhões para 4,4 milhões, enquanto o tíquete médio deve registrar tímido avanço de 1%, variando de R$ 428 no ano passado para R$ 432 neste ano.